A decoração da sala de estar, sem dúvidas, é uma das mais importantes em uma residência. Afinal, esse é um espaço confortável para receber convidados e, também, proporcionar momentos de lazer e convivência entre os moradores. Existem diversas formas de decorar uma sala pensando em deixá-la mais acolhedora. Porém, praticamente todos os tipos de decoração possuem um ponto em comum: costumam ter plantas! As plantas possuem o poder de deixar o ambiente mais relaxante. Por isso, são itens perfeitos para adicionar na decoração da sala. E você não precisa ser um jardineiro profissional para conseguir cultivar plantas e folhagens dentro de casa. A seguir, selecionamos 9 ideias de ótimas plantas para cultivar facilmente na sua sala de estar.
01 – Zamioculca

Mesmo que sua sala receba pouca iluminação natural, é possível cultivar plantas!
Uma boa ideia de planta que necessita de pouca incidência solar, tem baixa manutenção e, ao mesmo tempo, é linda, é a zamioculca.
02 – Samambaia

Elas tiveram seu auge entre os anos 70 e 90, porém, nunca saíram realmente das casas brasileiras. É claro que estamos falando das samambaias.
A samambaia é uma planta extremamente resistente. E não falamos isso à toa, afinal, são a espécie de planta mais antiga do mundo!
Além de necessitar de um local sombreado, porém, com bastante luminosidade, é uma planta que precisa de bastante regas e umidade.
Usá-la pendurada em uma macramê, sem dúvidas, irá adicionar um toque lindo à sua sala de estar.
03 – Costela-de-Adão

Quem procura uma planta maior e mais volumosa, vai se apaixonar pela costela-de-adão.
Possui cuidado simples, com rega moderada (sempre que o solo estiver seco) e necessidade de poucas horas de luz solar direta. Além disso, é uma planta que possui formato único e que vira um ponto destaque na decoração da sala.
04 – Jibóia

O time das plantas trepadeiras também não poderia ficar sem uma representante aqui nesta lista.
A jibóia é uma planta tipicamente brasileira, fácil de encontrar em nosso país. Ela possui lindas folhas em formato de coração, que aumentam de tamanho conforme o crescimento da planta.
Por conta da possibilidade de ser cultivada em meia-sombra, é uma ótima folhagem para emoldurar estruturas da sala de estar.
05 – Bambu-da-sorte

Outra planta de sombra, que vai muito bem em ambientes internos, é o bambu-da-sorte.
Além de ser uma linda planta, é tida por supersticiosos como uma folhagem que traz sorte e coisas boas para a pessoa que a cultiva.
06 – Peperômia

Apesar do nome estranho, a peperômia conquista qualquer pessoa que ama plantas.
Isso porque, além de ser uma plantinha fácil de cultivar, pode ser encontrada em diversas cores, tamanhos e formatos. Basta ir até uma floricultura e escolher a sua preferida!
07 – Ficus lyrata

A ficus lyrata é, na verdade, uma árvore! Mas isso não quer dizer que você não pode cultivá-la em sua sala de estar (mesmo que seja um ambiente pequeno).
Isso acontece porque o modelo “bambino” da ficus lyrata possui tamanho reduzido.
A única limitação do cultivo interno dessa linda planta é que, entre todas desta lista, é a mais exigente em termos de luz solar, precisando ser cultivada perto de uma janela. Afinal, é uma planta de sol pleno ou meia-sombra.
08 – Pacová

A pacová é uma planta da amazônia. Ela cresce no chão, ficando protegida do sol pelas copas das árvores. Por isso, é uma planta que adora sombra.
Inclusive, suas folhas podem queimar caso recebam muita incidência solar.
09 – Filodendro-brasil

E temos mais uma planta trepadeira e brasileira nesta lista!
Muito confundido com a jiboia, o filodendro-brasil se diferencia dessa outra trepadeira por conta do formato de suas folhas (que são mais pontudas) e suas cores verde e amarelo (cores da bandeira do Brasil).
Fonte: Homify