Nesta semana, o Caminhos da Reportagem celebra os 112 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, o eterno Rei do Baião, com uma edição especial dedicada à vida e à obra desse ícone da música brasileira. A produção traz uma homenagem ao legado deixado por Gonzagão, que com sua sanfona, chapéu de couro e letras marcantes, transformou a música nordestina em um símbolo nacional.
O tema da edição especial, “Luiz Gonzaga: Da Sanfona ao Coração do Brasil”, foi explorado com a participação do pesquisador Paulo Wanderley, que destaca o poder das canções de Gonzaga em recriar memórias afetivas e sensoriais para os brasileiros. “Em tudo a gente lembra do Seu Luiz Gonzaga. Seja no São João, seja na culinária nordestina, seja nas nossas vestimentas”, afirma Wanderley.
Legado de Gonzaga
Luiz Gonzaga nasceu em 13 de dezembro de 1912, na cidade de Exu, Pernambuco, e, desde 2012, a cidade natal do cantor é palco de um grande movimento cultural em homenagem ao mestre, com turistas e forrozeiros celebrando a obra do Rei do Baião. A UERN TV, em parceria com a TV Brasil, foi até Exu para mostrar o impacto cultural de Luiz Gonzaga na música popular brasileira e na cultura nordestina.

O sanfoneiro Targino Gondim destaca o poder da obra de Gonzaga: “O poder da obra de Luiz Gonzaga é imenso.” Outros artistas também participam do programa, oferecendo depoimentos emocionados sobre a grandiosidade e generosidade do legado de Gonzagão.
A Luta e os Protestos na Música
O programa também traz à tona o lado político da obra de Luiz Gonzaga, como explica Andrews Ferreira, cantor que interpreta o Rei do Baião em shows pelo Nordeste: “A ideia central de Luiz Gonzaga era para que houvesse distribuição de renda, para que acabasse a pobreza, a fome, a seca, a má vontade política. Todos esses protestos estão na música dele.”
Projeto Asa Branca: A Formação de Novos Sanfoneiros

O Caminhos da Reportagem também destaca o Projeto Asa Branca, mantido pela Fundação Gonzagão, que, há 20 anos, ensina crianças do sertão a tocar sanfona. A fundadora do projeto, Mariana Santana, compartilha que as crianças conseguem aprender a manusear o instrumento em menos de dois meses: “Mexe com a alma, é muito lindo”, afirma emocionada.
Além disso, o programa revela que, a partir de 2025, a cidade de Exu incluirá em seu currículo escolar o ensino sobre a cultura de Luiz Gonzaga, após a aprovação de uma lei municipal que oficializa a educação sobre o mestre nas escolas da cidade.
A Homenagem ao Rei do Baião
A edição especial do Caminhos da Reportagem mergulha no universo de Luiz Gonzaga, celebrando não só o músico e compositor, mas também o impacto duradouro de sua obra, que segue inspirando gerações e moldando a cultura brasileira.