Mil e duzentos professores de educação básica da rede pública de ensino de todo o país vão receber capacitação especial no curso “Maker Edu: práticas inovadoras de materiais educacionais e robótica na Educação Básica”. A ação é uma iniciativa do Programa LabRemoto, desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com o Laboratório de Experimentação Remota da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que promove a formação continuada de professores.
O primeiro módulo, Maker Edu, tem carga horária de 20 horas e é inspirado na cultura maker, com aulas on-line apoiadas por conteúdos didáticos digitais, além de monitoria e suporte off-line aos participantes.
A segunda etapa da capacitação, “Maker ODS: criando materiais educacionais”, possui 60 horas, assim como o terceiro módulo, “Robótica: aplicando robótica na educação básica”, que visa aproximar os professores dos conhecimentos básicos em programação de computadores e robótica.
Os cursos e seus materiais são inéditos e foram planejados a partir da parceria doMCTI com a UFSC.
Além das aulas on-line, os professores elaboram projetos, recebem kits com materiais, desenvolvem produtos, trabalham com as ferramentas em sala de aula e, ao fim, enviam relatos sobre o processo e a prática pedagógica após a capacitação.
Ao todo, R$ 441 mil foram investidos pelo MCTI na realização do projeto.
Para saber mais sobre os cursos e inscrições, acesse: https://rexlab.ufsc.br/