Os avanços no Plano Municipal de Turismo foram apresentados pelas Prefeitura de Araguaína por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, durante a programação da Semana Tecnológica do Sebrae Tocantins.
O 1º Ruraltur encerrou a Semana Tecnológica abordando o turismo da cidade e os potenciais naturais de Araguaína e região. Durante o evento, o público teve a oportunidade de participar de debates sobre inovação, tecnologia, sustentabilidade e boas práticas no turismo rural, além de discussões sobre pesca esportiva e visibilidade nas vendas de roteiros turísticos.
Plano Municipal de Turismo
Elaborado com base em um estudo técnico feito em parceria com o Sebrae, o Plano mostra que a cidade possui um potencial turístico muito além do segmento de negócios. As atrações ambientais do próprio município somadas aos destinos turísticos da região norte do Tocantins e sul do Maranhão, colocam Araguaína em uma posição privilegiada como cidade referência para o turismo regional.
Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Joaquim Quinta Neto, um dos maiores objetivos dentre as etapas é consolidar o ambiente de negócio turístico com a inserção do município no mapa do turismo brasileiro.
“Uma vez o município fazendo parte desse mapa, ele também abre oportunidade para o empresariado obter vantagens competitivas na contratação de crédito ou alguma operação financeira com as instituições bancárias que fazem parte desse programa de desenvolvimento turístico a nível de Brasil”, ressaltou o secretário.
Avanços
O primeiro passo já foi dado, com a atualização do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), criado em abril de 2000, aumentando o número de membros, e avançando com a aprovação da lei que cria o Fumtur (Fundo Municipal do Turismo) e Políticas Públicas para o Desenvolvimento do Turismo.
“A reestruturação do Comtur é uma renovação das representatividades que oferece visibilidade para todos os segmentos, da hospedagem, da alimentação, da parte cultural e envolve também os nossos artesãos. Então, com essa diversidade, a gente buscou mais visibilidade à promoção da política do turismo e trazer mais vida para o segmento”, explicou Jhenmerson Rodrigues, assessor técnico de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.
Mais próximo da realidade
Fernanda Farias, turismóloga do Município, ressaltou a importância de cada agente na consolidação do Turismo na cidade e também da realização de eventos para propagar e fortalecer informações sobre o segmento.
“Quando pensamos no turismo, a gente pensa desde o processo de planejar a viagem, o suporte que as pessoas terão quando vierem a Araguaína, até a parte do lazer. Além disso, encontros como esse, são uma forma de educar toda a comunidade, para que elas estejam sempre bem informadas para, enfim, colocar Araguaína nesse patamar turístico que a gente quer ter”, explicou a turismóloga.
Kátia Neves é empresária no ramo de hotelaria e membra do Conselho Municipal de Turismo, ela reconheceu o quanto a união dos setores público e privado é fundamental para a cidade. “Cada vez mais a gente fica feliz ao receber esse apoio, ver o crescimento do segmento e fortalecendo o nome do segmento, o nome do turismo no Tocantins, especialmente aqui em Araguaína”, comemorou.
O Município segue trabalhando na marca turística e na implementação de Políticas Públicas para o Desenvolvimento do Turismo. O Plano e a identidade visual do projeto estão previstos para serem apresentados para toda a comunidade ainda neste mês de junho.