A Editora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) publicou nesta segunda-feira (05), a cartilha Saúde Mental, do curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis.
Organizada pela professora doutora Lunalva Aurélio Pedroso Sallet, a obra digital traz informações sobre os principais transtornos que envolvem a saúde mental na atualidade, como depressão, transtorno de ansiedade, fobia social, transtorno do pânico, entre outros.
A diretora da Editora, professora doutora Liliane Scarpin, explica que esta é a segunda publicação da Editora neste ano acadêmico do curso de Medicina, sob a organização da professora Lunalva. “A publicação do trabalho traz informações claras e acessíveis para o público geral sobre práticas preventivas e autocuidado com a saúde mental, assunto muito necessário para nossa sociedade que ainda sofre com a desinformação”, ressaltou.
Para a professora Lunalva, a cartilha é resultado de um projeto de extensão, que a equipe tem o prazer de apresentar. “O projeto destaca a importância da abordagem de questões de saúde mental de uma forma que seja de fácil compreensão da comunidade. As acadêmicas do curso de Medicina foram fundamentais na execução deste projeto, participando em todas as etapas. O envolvimento ativo das acadêmicas não só contribuiu para o material, mas também proporcionou uma valiosa experiência prática. Puderam aplicar os seus conhecimentos teóricos em situações práticas, desenvolvendo as suas capacidades de comunicação e empatia”, enfatiza.
A organizadora pontua ainda que “a cartilha não é apenas um livro didático, mas um símbolo da colaboração e do impacto positivo que a união entre academia e comunidade pode gerar”, conclui.
A cartilha tem como autoras as acadêmicas Ana Carolina Souza Porto, Gizelly Maria Torres Martins, Júlia Perfeito Andrade, Kamilly Luz Dourado, Maria Clara Alves de Oliveira, Maria Luiza Alencar Lima, Naara Rayane Moura Cutrim e Nurielly Monteiro Campos Pires.
Na introdução, elas ressaltam a importância do cuidado com a saúde mental, muitas vezes subestimada “em parte, devido ao estigma e à falta de compreensão em torno dos transtornos mentais. Contudo, é crucial reconhecer que saúde mental não é apenas a ausência de transtornos, mas, sim, a presença de bem-estar emocional e resiliência. Problemas de saúde mental são comuns e podem afetar qualquer pessoa, independentemente de idade, gênero, condição socioeconômica ou cultural”.
Além de aprender a identificar os sinais e sintomas desses principais transtornos, o leitor poderá encontrar na publicação informações sobre tratamento e onde procurar ajuda. A cartilha é gratuita e pode ser acessada no link: https://revista.unitins.br/index.php/editoraunitins/issue/view/231