Desenvolvimento Social e Defensoria Pública se reúnem para dialogar sobre Casa da Mulher Brasileira

Em pauta, ações integradas de fortalecimento das políticas públicas de proteção às mulheres vítimas de violência
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Defensoria Pública do Estado do Tocantins debatem sobre políticas públicas de proteção às mulheres vítimas de violência Foto: Divulgação

A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Adriana Aguiar, recebeu em seu gabinete a coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), defensora pública Pollyana Lopes Assunção. Na ocasião foram discutidas ações integradas de fortalecimento das políticas públicas de proteção às mulheres vítimas de violência.

“Palmas iniciou a construção da Casa da Mulher Brasileira (CMB) e nesta visita tratamos dentre outros assuntos sobre o atendimento integrado de diversas instituições que estarão presentes neste novo espaço” explicou a gestora da Sedes, Adriana Aguiar.

A defensora pública, Pollyana Lopes Assunção, ressaltou que a Casa da Mulher Brasileira irá transformar a realidade do atendimento às vítimas de violência doméstica na Capital. “De fato, a integração dos serviços trará maior celeridade e mais conforto às usuárias, pois serão atendidas em um local especialmente preparado e direcionado para esse público”, disse.

Gestão e parceiros

A Casa da Mulher Brasileira vai reunir em um único local todo trabalho já desenvolvido em rede para assistência e acolhimento à mulher em situação de violência, e todos os espaços garantirão articulação neste atendimento.
 
A sede seguirá o padrão já adotado em outras casas implantadas pelo Brasil com ambientes adaptados para atendimento dos parceiros que integram a rede de acolhimento à mulher em situação de violência. As adaptações para adequação do projeto-base ao terreno foram feitas pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup).

Em pauta, ações integradas de fortalecimento das políticas públicas de proteção às mulheres vítimas de violência
Foto: Divulgação

A futura sede da CMB terá ambientes planejados para atendimentos especializados dos seguintes parceiros e serviços:

  • Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM);
  • Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher;
  • Promotoria Pública Especializada da Mulher;
  • Defensoria Pública Especializada da Mulher;
  • Atendimento psicossocial (Sedes);
  • Serviço de orientação e direcionamento para programas de auxílio, promoção da autonomia econômica, geração de trabalho, emprego e renda, bem como a integração com os demais serviços da rede de saúde e socioassistencial (Sedes, Semus, Sedem e outros)

Fonte: SECOM Palmas

COMPARTILHE:

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Ir para o conteúdo