24 de novembro de 2024 - 16:51
Assistência Social Araguaína Cidades Justiça Tocantins

Judiciário do Tocantins Realiza Fórum e Caminhada em Araguaína pelo Fim da Violência Contra a Mulher

O evento foi realizado no Fórum da Comarca de Araguaína.
Fotos: Hordiley Canguçu

Magistrados, servidores, estudantes e representantes da sociedade civil participaram nesta quinta-feira (15), em Araguaína, de um encontro voltado ao fortalecimento das políticas públicas para o combate à violência contra a mulher.

Durante a manhã, o Poder Judiciário do Tocantins, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) e a Ouvidoria da Mulher, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher de Araguaína, promoveu o I Fórum Agosto Lilás. O evento foi realizado no Fórum da Comarca de Araguaína e teve como palestrante a juíza Umbelina Lopes Rodrigues, que abordou o tema “Agosto Lilás: conscientização e ação para o fim da violência contra a mulher”.

A programação incluiu ainda uma roda de conversa chamada “Maria nas Comunidades”, com a participação de diversas autoridades e especialistas, como a desembargadora Angela Issa Haonat, ouvidora da Mulher do Poder Judiciário, a juíza Cirlene Maria de Assis Oliveira, coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, e outras representantes de órgãos públicos e entidades civis.

Caminhada Agosto Lilás

No período da tarde, aconteceu a 2ª Caminhada Agosto Lilás, que percorreu o trajeto do Complexo Poliesportivo Pedro Quaresma até a Via Lago. O evento reuniu centenas de pessoas e contou com apresentações de zumba, artistas regionais, aulas de defesa pessoal, além de ações como a Delegacia da Mulher Itinerante, Projeto Justiça Itinerante, e a oficina de pintura de minibancos do Projeto Banco Vermelho.

Roda de Conversa

A programação contou ainda com Roda de Conversa – Maria nas Comunidades. A desembargadora Angela Issa Haonat, ouvidora da Mulher do Poder Judiciário, participou como debatedora, juntamente com a juíza Cirlene Maria de Assis Oliveira, coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar; a magistrada Edssandra Barbosa Lourenço, coordenadora do Programa Mais Mulher Mais Democracia, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/TO); a secretária da Mulher de Araguaína, Angela Maria Silva; a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Suzana Salazar; a delegada da Mulher, Ana Maria Varjal; a presidente do Coletivo Julho das Pretas, Telma de Sousa Santos Barbosa; e a psicopedagoga mestra Lucrécia Borges Barbosa.


Também prestigiaram o evento a representante da Secretaria Estadual da Mulher, Osmarina Alves de Brito; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Davi Moraes; o defensor público Sandro Ferreira; o diretor do Sistema Integrado de Operações (Siop) e coordenador da Operação Shamar no Tocantins, coronel Alon Amaral; e a presidente do Conselho da Mulher, Rosemary Sobrinho.

Tags relacionadas:

Agosto Lilás , Destaques , Policia Civil , Polícia Militar , TJTO , Tocantins

COMPARTILHE:

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Pular para o conteúdo