Mães agradecem atendimento realizado pela Casa de Apoio do Governo do Tocantins

De janeiro a abril de 2023, já são 5.860 atendimentos
Secretária Executiva da Setas, Terezinha Andrade, destaca que cuidar da saúde das famílias tocantinenses é uma prioridade do Governo do Tocantins.
Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

“O que tenho a dizer sobre a Casa de Apoio do Governo do Tocantins se resume em uma palavra, gratidão”, afirma Ivone Rodrigues de Sousa, de 35 anos, moradora da Lagoa da Confusão. “Minha necessidade de ficar hospedada aqui é imensa, pois estou acompanhando meu filho, de dois anos de idade, que está internado no Hospital Geral, já há duas semanas”, explica Ivone.

“É muito bom saber que existe essa Casa, que apoia as pessoas que necessitam”, afirma Deusamar Ciqueira, de 35 anos, de Ponte Alta do Tocantins, que também acompanha a filha, de dois meses, internada para recuperação após uma cirurgia. “Há muitas famílias que vêm de outras cidades para  tratamento de saúde e não tem condições de pagar um lugar para ficar”, afirma. “A Casa de Apoio nos recebe de braços abertos, fico muito feliz e só tenho a agradecer a cada um que trabalha aqui, pois somos, todos, muito bem recebidos na instituição”, afirma a mãe.

Eliêde Pereira do Nascimento, de 51 anos, mora na zona rural do município de Chapada da Natividade e está acompanhando o tratamento de uma pessoa que mora com a família dela, em uma fazenda, mas é sozinha. “Não temos condições de arcar com as despesas, mas na Casa temos tudo, dormida, alimentação, fica perto do hospital e tem transporte para levar e trazer do tratamento de radioterapia. Além de tudo isso, companhia e um apoio emocional muito grande”, elogiou.  

Café da manhã

Em homenagem especial às mães que vão passar o domingo, 14, data em que se comemora o Dia das Mães, tratando da saúde ou acompanhando seus filhos, parentes e amigos, foi servido um café da manhã especial, na Casa de Apoio, nesta sexta-feira, 12.

Mães agradecem atendimento realizado pela Casa de Apoio do Governo do Tocantins. Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

A instituição é gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social (Setas), com o apoio de parceiros e voluntários. O objetivo da instituição é apoiar as famílias tocantinenses, vindas do interior, em tratamento de saúde nos hospitais estaduais de Palmas.

O evento contou com a presença da secretária executiva da Setas, Terezinha Andrade. “Estamos aqui, com apoio do governador Wanderlei Barbosa, para trazer uma palavra de conforto a todos os hóspedes da instituição e, neste dia, em especial, para as mães que cuidam da sua saúde, ou acompanham o tratamento de filhos, parentes e amigos, entre outros”, afirmou. “Cuidar da saúde das famílias tocantinenses é uma prioridade do Governo do Tocantins, para proporcionar segurança, conforto e proximidade com os familiares”, destaca.

Atendimentos

Em abril de 2023, foram 1.394 atendimentos. De janeiro a abril de 2023, foram 5.860 atendimentos, segundo a gerente da Casa, Elisângela Sardinha.

“Mãe, sinônimo de coragem, alegria, ensinamento, perseverança e resiliência,  a Casa de Apoio do Governo do Tocantins parabeniza todas as mães tocantinenses, em especial as mães hospedadas e servidoras da instituição. Que Deus as abençoe e conceda cura sobre elas e seus familiares”, deseja a gerente.

Casa de Apoio

Além de proporcionar hospedagem, o Governo do Tocantins, por meio da Setas, oferece na Casa de Apoio: alimentação balanceada, assistência social, orientação psicológica e pedagógica, além de um cronograma diversificado de atividades como realização de palestras, contação de histórias, atividades religiosas e  minicursos, entre outras, oportunizando qualificação e terapia aos internos, durante o tempo da hospedagem.

Deusamar Ciqueira, de Ponte Alta do Tocantins, afirma que é muito bem recebida na Casa de Apoio. Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

“A maioria das pessoas que são atendidas na Casa são mães, que, ou estão em tratamento de saúde, ou acompanham seus parentes”, afirma a gerente da instituição, Elisangela Sardinha.

Estrutura Física

A estrutura física da Casa é composta de mais de 120 leitos, equipados com beliches, ar-condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela.

Hóspede acompanhante Eliêde Pereira, mora na zona rural do município de Chapada da Natividade e está acompanhando o tratamento de uma pessoa que mora com a família dela.
Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Localização

A Casa está localizada a apenas 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), o que facilita o acesso aos tratamentos e visitas. Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais públicos de Palmas: Hospital Geral, Dona Regina e Hospital Infantil. Endereço: Quadra 203 sul, AV LO-05, APM-01. Telefone: 3218-2465.

Fonte: SECOM/TO

COMPARTILHE:

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Ir para o conteúdo