
Já está disponível a nova lista do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), que oferece bônus de descontos para agricultores de todo o país. A relação foi publicada nesta segunda-feira (7) no Diário Oficial da União e tem validade de 10 de abril a 9 de maio. O cálculo dos valores é feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Neste mês, o benefício contempla os produtores de 16 produtos em diversos estados brasileiros, incluindo a malva (juta) no Amazonas. Os maiores descontos são para a batata no Rio Grande do Sul (65,88%), a raiz de mandioca no Rio de Janeiro (61,69%) e a castanha-de-caju no Piauí (53,31%).
Também serão beneficiados produtores de feijão-caupi no Amapá (47,38%), raiz de mandioca no Espírito Santo (45,63%) e castanha-de-caju na Paraíba (41,48%).
Outros produtos contemplados incluem açaí (AC), banana (AL e CE), batata (GO), batata-doce (SP), cará/inhame (PR), cebola (RS e SC), erva-mate (SC), feijão (RS, SC e DF), feijão-caupi (TO, BA e MT), manga (BA), maracujá (BA e MG), mel (vários estados), raiz de mandioca (AL, PE e SP), e trigo (PR, RS, SC e MS).
O bônus é concedido quando o valor de comercialização de um produto fica abaixo do preço de garantia. Ele pode ser utilizado como abatimento em operações de crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), ajudando agricultores a reduzir o impacto de oscilações do mercado.
A lista completa com os produtos e os percentuais de desconto está disponível no site da Conab.
Por: Redação | Portal Imediato.