A maior feira agrotecnológica da região sudeste do Tocantins, a Agrosudeste, já tem data para o lançamento desta sétima edição. Com o tema Sustentabilidade no Campo, o evento que oficializa a realização da exposição será na terça-feira, 7 de março, às 9 horas, na Câmara Municipal de Almas. Além do lançamento, serão realizadas ações do Mutirão do Agrocrédito e entrega de títulos de terras aos produtores rurais da região.
Estas ações são do Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), com apoio dos gestores municipais, além da parceria com instituições financeiras, como a Agência de Fomento, o Banco do Brasil e o Banco da Amazônia.
Segundo o gerente de Crédito, Rafael Massaro, a equipe do Ruraltins vai atender os produtores da região durante toda a semana, de 7 a 10 de março. A expectativa é atender a demanda da região e estimular a movimentação financeira durante a exposição. “Esta ação tem como finalidade oferecer assistência técnica aos produtores rurais na elaboração de projeto financeiro para o acesso ao crédito rural e, assim, com o recurso liberado, aproveitar a oportunidade da Agrosudeste para investir e melhorar sua atividade agrícola”, destacou.
Parcerias
Faltando exatamente 45 dias, a Agrosudeste está confirmada para os dias 12 a 15 de abril, no Parque Agropecuário, Neiçon Gomes, em Almas. A realização da feira conta com o apoio do Governo do Tocantins, por meio do órgão rural e das secretarias e, neste ano, com a novidade do apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Realizada pela Central das Associação dos produtores Rurais de Almas e Porto Alegre (Cenaprap), a feira tem por objetivo promover a implementação de tecnologias sustentáveis e o desenvolvimento rural da região sudeste com ênfase nas principais cadeias produtivas da região; além de promover o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem das escolas da região sudeste.
Com programação diversificada, esta edição já conta com mais de 50 expositores, e diversas parcerias, dentre elas a Agência de Mineração do Tocantins (Ameto), com o galpão da Mineração, destacando um dos potenciais da região; a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), com o pavilhão do Desenvolvimento.
No galpão Institucional, estarão presentes equipes do Ruraltins; do Naturatins, da Adapec, da Ageto, do Itertins; da Secretaria de Estado da Educação; da Agricultura e Pecuária; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; da Segurança Pública; dos Povos Originários e Tradicionais; da Mulher; da Cultura e Turismo; da Aquicultura; da Juventude e Esportes; e da Infraestrutura.
Já na programação, voltada para o setor do agronegócio, estão dias de campo sobre bovinocultura e piscicultura no Colégio Agrícola de Almas; fruticultura, no Perímetro Irrigado Manoel Alves; horticultura, na horta Cheiro Verde.
Com foco em produtores, empresas e empresários do ramo do agronegócio, técnicos e estudantes, a estimativa da comissão organizadora, e dos mais de 50 expositores, é receber um público estimado de 10 mil pessoas; incluindo outros estados atingindo hoje Bahia, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul.