O Governo do Tocantins, em parceria com a Embrapa Pesca e Aquicultura, lançou um projeto inovador que promete transformar a nutrição e alimentação de tambaquis em viveiros escavados. A iniciativa tem como foco aumentar a eficiência alimentar e produtiva da espécie, validando tecnologias que otimizam a taxa e a frequência de alimentação nos sistemas de produção locais.
Com atuação nas regiões do Bico do Papagaio, Araguaína e Porto Nacional, o projeto conta com a expertise do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), que é peça-chave na seleção das propriedades, assistência técnica e coleta de dados. “O Ruraltins tem estado presente desde a metodologia até a execução prática, garantindo que as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa sejam transferidas de forma eficiente aos produtores rurais,” destaca o engenheiro de pesca do Ruraltins, Andrey Chama.
A iniciativa busca não só consolidar práticas inovadoras, mas também propiciar uma revolução na piscicultura familiar. “Estamos trabalhando diretamente com produtores familiares e propondo intervenções tecnológicas, como protocolos de alimentação, para aumentar a eficiência produtiva do tambaqui e seus híbridos,” explica Ana Paula Oeda Rodrigues, pesquisadora da Embrapa e líder do projeto. O objetivo é que o sucesso da iniciativa no Tocantins sirva de modelo para outras regiões do país.
Além do Ruraltins, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Tocantins também participa ativamente, reforçando a piscicultura como uma alternativa viável para diversificação produtiva e geração de renda. Ao longo dos ciclos produtivos, serão promovidas ações de transferência de tecnologia, incluindo dias de campo e avaliações dos impactos da aplicação dessas tecnologias, visando replicar os resultados positivos.
Esta colaboração entre o Governo do Estado e a Embrapa demonstra um compromisso sólido com o fortalecimento da cadeia produtiva de peixes redondos no Tocantins, trazendo sustentabilidade e desenvolvimento para a piscicultura familiar, com potencial para causar um verdadeiro boom no setor.
Veja mais
Ingredientes
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 dente de alho picado
- 1/2 cebola picada
- Cheiro-verde a gosto
- 4 pimentas-de-cheiro
- 1 colher de chá de pimenta-do-reino
- 1 colher de chá de colorau
- Água quente para fazer o caldo
- 1 batata picada
- 600 gramas de tambaqui temperado com sal
- 1 tomate maduro cortado em rodelas
- 3 ovos cozidos
Modo de preparo
- Em um caldeirão de barro, refogue a cebola em um fio de azeite.
- Adicione a cebolinha, coentro e pimenta-de-cheiro.
- Acrescente o colorau e encha a panela de água quente até a metade da panela.
- Adicione as batatas, tampe a panela e aguarde o tempo de cozimento da batata.
- Adicione o tambaqui, tampe a penela novamente e aguarde o cozimento do peixe.
- Finalize com as rodelas de tomate e ovos cozidos. Sirva quentinho e bom apetite.
anote aí…
Para servir, adicione farinha no fundo de uma tigela, sirva o caldo e mexa até formar o pirão. Depois, coloque os pedaços de peixe, tomate e ovo.