
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou, nesta quinta-feira (29), o reconhecimento do polo de agricultura irrigada no Sudoeste do Tocantins, o primeiro da região Norte do Brasil. Com isso, o país agora conta com 13 polos agrícolas apoiados pelo Governo Federal, que receberão recursos para o desenvolvimento da produção, além de planejamento e articulação com outros órgãos.
O Polo do Tocantins abrangerá sete municípios: Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Dueré, Santa Rita, Cristalândia, Pium e Sandolândia, beneficiando aproximadamente 110 mil pessoas. A área inicial de 150 mil hectares deve se expandir para 225 mil hectares até 2030, com foco em cultivos de arroz, soja, feijão e melancia.
Larissa Rêgo, diretora de irrigação do MIDR, ressaltou que o reconhecimento do novo polo marca um avanço significativo para o Tocantins, promovendo o desenvolvimento sustentável e aumentando a produtividade agrícola com o uso de tecnologias avançadas de irrigação. Segundo Rêgo, a iniciativa trará melhores condições para os agricultores, fortalecerá a economia regional e garantirá a segurança alimentar da região, impulsionando o crescimento econômico e social do sudoeste tocantinense.
Os Polos de Agricultura Irrigada são selecionados com base em critérios rigorosos, como a presença de associações de irrigantes, a importância da produção irrigada para a região e o potencial de expansão e aumento de produtividade com técnicas mais eficientes de irrigação.
Para mais informações sobre as ações do Governo Federal em segurança hídrica, acesse o site do MDR em mdr.gov.br.