O voo trazendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua comitiva fez um pouso na Base Aérea de Brasília nesta quarta-feira (2), às 10h12, após enfrentar problemas técnicos durante o trajeto de volta do México. Lula havia viajado para participar da posse da nova presidente, Claudia Sheinbaum, na terça-feira (1º), com a comitiva brasileira chegando ao México na segunda-feira (30).
O susto ocorreu quando a aeronave presidencial, a Airbus VC-1, apresentou falhas logo após a decolagem, forçando o retorno ao aeroporto. Para garantir um pouso seguro, o piloto realizou manobras sobre o aeroporto Felipe Angeles, sobrevoando a área por cerca de quatro horas para reduzir o combustível.
Após a emergência, Lula embarcou na aeronave reserva, a Embraer VC-2, pouco mais de uma hora depois do pouso forçado. A presidência sempre disponibiliza dois aviões para garantir a segurança da comitiva em situações como essa. O presidente decolou novamente às 23h40. Entre os passageiros estavam a primeira-dama Rosângela da Silva (Janja), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o indicado para a presidência do Banco Central, Gabriel Galípolo.