Após mais de 100 dias de estiagem, uma forte chuva atingiu Dois Irmãos do Tocantins na tarde de terça-feira (24). Em algumas áreas do município, a precipitação veio acompanhada de granizo. A chuva ajuda a umedecer o ar e a reduzir os impactos da seca, especialmente após a cidade ter amanhecido coberta de fumaça proveniente de queimadas recentes.
Uma moradora compartilhou sua surpresa nas redes sociais: “Que benção! Não estou acreditando que está chovendo!!!”.
A previsão indica que a chuva deve persistir nos próximos dias na região Norte do Tocantins. O Grupo Storm, que monitora o clima para a Energisa, aponta possibilidade de chuvas moderadas a intensas, especialmente no extremo leste e nas áreas entre Colinas do Tocantins, Guaraí e Conceição do Araguaia. As chuvas poderão vir acompanhadas de descargas elétricas e ventos de até 50 km/h. Para Palmas, as temperaturas devem ficar acima da média, com máximas em torno de 39°C.
Ana Paula Paes, meteorologista da Energisa, informa que as chuvas de setembro devem se concentrar nas regiões Norte e Oeste do estado. Apesar do atraso no início do período chuvoso, chuvas são esperadas em outubro na capital. As temperaturas devem apresentar uma leve queda em relação aos meses anteriores devido ao início das chuvas, mas ainda assim permanecerão acima da média histórica.