Um alerta amarelo foi emitido para as regiões norte, central e oeste do Tocantins, que também enfrenta um aviso de baixa umidade. Apesar das altas temperaturas, os municípios do Tocantins iniciaram a semana sob a possibilidade de chuvas intensas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), temporais podem ocorrer nas regiões central, norte e oeste do estado.
O alerta amarelo foi acionado às 11h55 desta segunda-feira (30) e prevê precipitações variando de 20 a 50 milímetros por dia, com ventos de 40 a 60 quilômetros por hora. Esse alerta permanecerá ativo até terça-feira (1º) de outubro, às 10h.
Diferentemente da região norte, no sul do estado e em alguns municípios, um alerta laranja de baixa umidade está em vigor, indicando níveis críticos de umidade relativa do ar, entre 12% e 20%, que podem impactar a saúde da população.
Outros alertas de umidade
Além do alerta laranja, existe um outro aviso menos severo, que indica umidade em torno de 30%. Na semana passada, Palmas registrou um temporal após mais de 130 dias sem chuvas, o que provocou alagamentos, especialmente na região sul da capital. Um incidente ocorreu quando uma árvore caiu sobre um food truck em Taquaralto. Fique atento às atualizações sobre o clima e os impactos das chuvas em sua região.