24 de novembro de 2024 - 03:57
Brasil Cidades Concurso Tecnologia

Concurso Público Nacional Unificado registra abstenção de mais de 50% e presença de 1 milhão de candidatos

A taxa de ausência foi maior entre os candidatos que concorriam a vagas de nível médio.
 Bruno Peres/Agência Brasil

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, fez um balanço preliminar do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) neste domingo (18). De acordo com a ministra, aproximadamente 1 milhão de candidatos compareceram para realizar as provas, de um total de 2,14 milhões de inscritos. Com isso, a taxa de abstenção superou 50%, resultado que, segundo Dweck, estava dentro das expectativas ao se comparar com outros concursos de grande porte.

Esther destacou que o Distrito Federal registrou a menor abstenção, enquanto o Ceará teve o índice mais elevado. A taxa de ausência foi maior entre os candidatos que concorriam a vagas de nível médio, especialmente no bloco 8, que possuía a maior concorrência por vaga. Em contrapartida, o bloco com menor índice de abstenção foi o 3, voltado para áreas ambientais, agrárias e biológicas.

Apesar da alta abstenção, a ministra celebrou a participação de 1 milhão de pessoas, reforçando o impacto do concurso para renovar o serviço público e garantir maior representatividade. “Nosso objetivo é tornar o serviço público mais diverso e com a cara do Brasil”, afirmou.

Os inscritos vieram de quase todos os municípios brasileiros, com exceção de apenas dez cidades. A ministra também minimizou o impacto do adiamento do concurso na abstenção, destacando que o número de pedidos de devolução da taxa de inscrição foi baixo. A prova, inicialmente marcada para 5 de maio, foi adiada por conta das chuvas intensas no Rio Grande do Sul, afetando 468 dos 497 municípios do estado.

O concurso ocorreu sem grandes incidentes, com problemas registrados em apenas 0,2% dos locais de prova. Cerca de 500 candidatos foram eliminados por desrespeitar regras do edital, como sair da sala levando o caderno de questões. Esther assegurou que não houve vazamento de provas e ressaltou a baixa judicialização do processo, ponto também enfatizado pelo advogado-geral da União, Jorge Messias.

As provas foram aplicadas entre 9h e 19h, com variações de horário conforme o bloco de conhecimento e necessidades especiais dos candidatos. O caderno de questões será disponibilizado ainda neste domingo, às 20h, e o gabarito preliminar na terça-feira (20). O resultado final está previsto para 21 de novembro.

O CNPU, a maior seleção de servidores da história, aconteceu em 228 cidades de todos os estados e do Distrito Federal, oferecendo 6.640 vagas em 21 órgãos federais. É a primeira vez que o governo adota esse modelo unificado para o preenchimento de cargos públicos.

Tags relacionadas:

Brasil , Concurso , Destaques

COMPARTILHE:

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Pular para o conteúdo