Hoje (23) de setembro, celebramos o Dia do Sorvete no Brasil. Essa deliciosa sobremesa tem uma origem milenar, surgindo na China há mais de quatro mil anos. Inicialmente, o sorvete era um privilégio da nobreza, restrito a poucos devido ao alto custo e à dificuldade de conservação.
Origem Antiga
A primeira versão do sorvete foi feita com uma mistura de leite e arroz congelados. Somente no século 13, o produto fez sua estreia na Europa, graças ao navegador Marco Polo, que trouxe a iguaria da Ásia para a Itália.
Chegada à Europa e ao Brasil
No século 16, o sorvete ainda era exclusivo da nobreza italiana até que um cozinheiro, Buontalenti, apresentou a sobremesa à corte francesa. O primeiro café a oferecer sorvete ao público foi aberto em Paris pelo italiano Francisco Procópio.
No Brasil, a iguaria chegou em 1835, trazida por norte-americanos que trouxeram 270 toneladas de gelo ao Rio de Janeiro. Inicialmente, o sorvete era consumido apenas pela elite, sendo o sabor de pitanga um dos favoritos do imperador Dom Pedro II. A produção em larga escala começou apenas em 1941, com a instalação da empresa U.S. Harkson no Brasil.
Consumo no Brasil e no Mundo
Atualmente, cada brasileiro consome, em média, 9,1 litros de sorvete por ano, com o sorvete de massa liderando as preferências (73,47%), seguido por picolés (13,20%) e softs (10,93%). Globalmente, a Nova Zelândia é o país que mais consome sorvete, com impressionantes 28,4 litros por pessoa anualmente.
Curiosidades sobre o Sorvete
- O calor intenso deste ano impulsionou um aumento de 15% no consumo de sorvete no Brasil.
- Os sorvetes brasileiros são considerados entre os mais gostosos do mundo.
Celebre o Dia do Sorvete saboreando sua variedade favorita!