
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, inaugurou nesta sexta-feira (17) o auditório Creusa Felício da Silva Santos, no Colégio Militar do Tocantins Duque de Caxias, localizado em Taquaruçu, distrito de Palmas. Com capacidade para 200 pessoas, o espaço moderno é destinado a atividades pedagógicas, culturais e eventos da comunidade escolar. O investimento total na construção do auditório e melhorias no colégio foi de R$ 3.818.377,48.
Durante a solenidade, o governador anunciou que a Escola Agrícola de Buritirana, aguardada há mais de 15 anos, será entregue no dia 17 de fevereiro. A inauguração contará com uma celebração especial, incluindo um show do cantor Glemerson Lima.

“Entregamos mais de 230 obras em todo o estado e continuamos investindo para oferecer ambientes dignos e seguros aos nossos estudantes e profissionais da educação. Este auditório é mais um exemplo do nosso compromisso com a educação”, destacou Wanderlei Barbosa, que tem um vínculo especial com a escola, onde estudou, teve filhos matriculados e sua mãe lecionou.
Infraestrutura moderna e impacto local
A estrutura do auditório foi projetada para ser um ambiente multifuncional, como explicou o secretário estadual da Educação, Fábio Vaz:
“O auditório proporcionará experiências que enriquecem o processo pedagógico, como palestras e eventos culturais. É mais uma demonstração do compromisso do Governo do Tocantins com a modernização da infraestrutura educacional.”
Além do auditório, a unidade escolar passa por uma reforma geral, com melhorias nos banheiros, cozinha, pátio, acessibilidade e segurança contra incêndios. O diretor do colégio, Major Luciano Gomes, ressaltou que o novo espaço será fundamental para as atividades pedagógicas e eventos comunitários.
A comunidade local também celebra o novo espaço. Morador de Taquaruçu há 44 anos, o senhor Cícero Batista destacou a importância da obra:
“Agora temos um lugar confortável e equipado para realizar atividades que fortalecerão as iniciativas da nossa região.”
Homenagem à educadora Creusa Felício
O auditório foi batizado em homenagem à professora Creusa Felício da Silva Santos, que dedicou mais de 35 anos à escola Duque de Caxias, exercendo a função de diretora. Ela é lembrada por sua dedicação à formação ética e cidadã.
Estiveram presentes na solenidade o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, os deputados estaduais Leo Barbosa e Vanda Monteiro, além de vereadores e secretários estaduais.
A entrega da Escola Agrícola de Buritirana em fevereiro promete ser outro marco no fortalecimento da educação no estado.