
Termina nesta sexta-feira (2) o prazo para se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025. O exame é gratuito e voltado a quem não concluiu o ensino fundamental ou médio na idade apropriada. As provas serão aplicadas no dia 3 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal.
Podem participar candidatos com pelo menos 15 anos completos na data da prova para obter certificação do ensino fundamental. Para o ensino médio, é necessário ter, no mínimo, 18 anos. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, na Página do Participante, mediante o fornecimento do CPF, data de nascimento, e-mail e telefone válidos acesse: https://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso.
O candidato precisa indicar a cidade onde deseja fazer a prova e a instituição certificadora – como secretarias estaduais de educação ou institutos federais. Também é necessário preencher um questionário socioeconômico.
As solicitações de atendimento especializado também devem ser feitas até esta sexta-feira. Já os pedidos para uso de nome social podem ser feitos até o dia 5 de maio. A partir deste ano, o sistema passou a permitir a identificação de participantes com diabetes.
As provas do Encceja são organizadas pelo Inep e aplicadas em um único dia, divididas em dois turnos: quatro horas pela manhã e cinco à tarde. Os exames são compostos por quatro áreas do conhecimento e uma redação, com conteúdos específicos para cada nível de ensino.
Para o ensino fundamental:
- Ciências Naturais
- Matemática
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
- História e Geografia
Para o ensino médio:
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Matemática e suas Tecnologias
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação
- Ciências Humanas e suas Tecnologias
A certificação é responsabilidade das secretarias de educação e dos institutos federais que aderiram ao programa junto ao Ministério da Educação.
Por: Warley Costa | Portal Imediato.