A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a aula inaugural dos novos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. O evento ocorreu na última quarta-feira (28), no auditório do Senai em Palmas, com transmissão ao vivo para as turmas de Araguaína, reunindo estudantes, professores, gestores e convidados.
Essa parceria visa cumprir as metas do Plano Estadual de Educação (PEE) e as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) para a Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio. A iniciativa oferece cursos técnicos de forma gratuita e integrada, além de qualificações profissionais e formações iniciais e continuadas.
Os cursos são oferecidos em três municípios: Gurupi, com o curso técnico em Eletrotécnica; Palmas, com cursos em Eletrotécnica e Manutenção Automotiva; e Araguaína, com Eletrotécnica e Química. As aulas, que começaram em agosto, atendem estudantes do Centro de Ensino Médio de Gurupi, do Colégio Estadual São José em Palmas, e do Centro de Ensino Médio Castelo Branco em Araguaína.
Kerley Alessandra Barbosa, diretora de Gestão Pedagógica da Seduc, destacou a relevância da educação profissional para ampliar as oportunidades dos jovens. “Estamos atendendo 270 alunos em três escolas, preparando-os tanto para a universidade quanto para o mercado de trabalho”, afirmou.
Wellington Rocha, gerente de Educação do Senai, ressaltou a importância das parcerias na construção de uma educação de qualidade. “A educação profissional é um dos pilares da transformação que o país está vivenciando, e a união das instituições é fundamental para transformar a vida dos estudantes”, disse.
O estudante Felipe Souza, do curso técnico em Manutenção Automotiva, compartilhou seu entusiasmo com a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na área. “Meu pai já me ensinou um pouco sobre mecânica, e agora posso aprender mais e até abrir minha própria oficina um dia”, comentou.
Já Débora da Silva, estudante do curso técnico em Eletrotécnica, acredita que a formação técnica abrirá novas portas no futuro. “Mesmo não sendo exatamente minha área, estou surpresa com o quanto estou aprendendo. Esse curso vai agregar muito ao nosso futuro”, concluiu.