
A senadora Professora Dorinha (União Brasil-TO) participou nesta quarta-feira (4) do programa Perspectivas, do SBT News, onde discutiu temas importantes como a reserva de cadeiras para mulheres no Congresso Nacional, o novo ensino médio e a eleição para a presidência do Senado Federal. Durante a conversa com a repórter Paola Cuenca, a parlamentar enfatizou a necessidade de uma representatividade mais equitativa entre homens e mulheres no cenário político.
Atualmente, a legislação brasileira exige que cada partido ou coligação reserve no mínimo 30% e no máximo 70% das candidaturas de cada sexo nas eleições para a Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, uma medida que se tornou obrigatória em 2009. No entanto, Dorinha argumenta que essa legislação não é suficiente para garantir o acesso efetivo das mulheres à política, destacando que a sub-representação feminina é resultado de fatores culturais e estruturais na sociedade brasileira.
“Nosso avanço será a cadeira efetiva, porque vai garantir que toda assembleia, incluindo o Congresso Nacional, tenha pelo menos uma mulher a cada três vagas,” afirmou a senadora. Ela também destacou a importância da participação feminina legítima na política, afirmando que as mulheres não estão buscando chegar ao poder sem votos, mas sim garantir seu espaço de forma justa e representativa.
A proposta de reserva de vagas para mulheres no Legislativo vem sendo discutida desde o ano passado, por meio de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), que atualmente está em tramitação no Senado.
Para assistir à entrevista completa, acesse o canal do SBT News no YouTube.