Todos os dias, Josemir Moreira, gerente comercial, de 52 anos, passa pela Via Lago na volta para casa foi surpreendido pelo Pit Stop Ecológico. “Fui ensinado desde pequeno pelo meu pai a plantar. Ele sempre fez questão de ensinar todos os filhos sobre a importância de cultivar árvores e em todas as casas da família tem algum tipo de plantação. E com essa ação de distribuição de mudas, vou conseguir levar outras espécies para o meu lar e ajudar ainda mais na preservação do meio ambiente”, disse Josemir.
O evento fez parte da programação da Semana do Cerrado Vivo 2024 e, em parceria com a BRK, a atividade distribuiu 100 mudas de espécies do Cerrado, incluindo goiaba vermelha, jambo, cupuaçu, oiti, açaí e hibisco.
A ação também ofereceu uma revista infantil com joguinhos educacionais com o objetivo incentivar a arborização e a preservação das espécies nativas, promovendo a educação ambiental sobre a flora local, com informações sobre o plantio e cuidados com as plantas.
“Escolhemos a Via Lago por ser um ponto estratégico, onde muitas pessoas passam diariamente, além de estar relacionado aos nossos recursos hídricos, que buscamos proteger. Trouxemos uma diversidade de mudas, especialmente frutíferas, para atrair o público e reforçar a importância de preservar o bioma do Cerrado”, explicou Jhenmerson Rodrigues, assessor técnico de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.
Parceria com a comunidade
Durante a parada ecológica, William Silva, 26 anos, escolheu a muda de açaí para ser a primeira árvore que ele irá plantar com a filha.
“É uma atividade importante para ajudar o nosso Cerrado e uma excelente oportunidade de ensinar às nossas crianças desde cedo o valor da natureza. Além disso, é uma maneira maravilhosa de passarmos um tempo juntos, criando memórias especiais e fortalecendo o vínculo de pai e filha em um momento de lazer que ela vai lembrar com carinho no futuro”, disse William.
Outra beneficiada pelo projeto foi a auxiliar de serviços gerais Cleonice Vieira, de 29 anos, que se diz uma amante das plantas e estava animada para ver a muda de goiabeira crescer.
“Estou muito feliz por ter ganhado essa muda, especialmente porque já há algum tempo eu procurava uma de goiaba. Plantar não só ajuda o meio ambiente, mas também traz benefícios pessoais. Quando você planta, acaba tendo uma fruta fresquinha no seu quintal, o que é maravilhoso ter essa sensação incrível de ver algo que você plantou crescer e dar frutos. Além disso, é uma forma de contribuir para a natureza e ao mesmo tempo desfrutar de colheitas saudáveis e saborosas”, afirmou Cleonice.
Plano de Arborização Urban
O Pit Stop Ecológico está inserido no Plano Municipal de Arborização Urbana, que tem como objetivo povoar as ruas da cidade com espécies nativas mais adequadas para áreas urbanas, como ipê, oiti, pata-de-vaca, sucupira, aroeira e canafístula, conhecidas por seu rápido desenvolvimento e sombra volumosa.
O plano atende as demandas com os aspectos cênicos, térmicos e estruturais da cidade, apontando espécies adequadas para diferentes contextos e envolvendo a sociedade por meio de metas e ações coordenadas em parceria com órgãos da administração e o setor privado.
Disponível na aba Cidadão do site da Prefeitura de Araguaína e no Diário Oficial do Município nº 285 de 4 de agosto de 2023, o plano oferece orientações claras para cidadãos e empresas sobre o plantio e adoção de árvores. Dentre as principais recomendações, estão o plantio de 70% de espécies nativas do cerrado e a proibição de espécies exóticas invasoras.
Viveiro Municipal
O espaço público produz mudas de mais de 15 espécies nativas do Cerrado para distribuição gratuita à população. Cada cidadão tem direito de levar até cinco mudas. Durante a solicitação, é preenchido um pequeno formulário com informações pessoais, com o nome do morador, quantidade de mudas e como serão usadas as mudas.
Somente em 2023, o viveiro municipal distribuiu mais de 27 mil mudas para a população, tanto na zona urbana, quanto na rural. O espaço está localizado na Rua José de Assis, nº 372, no Setor Tecnorte, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.