Nesta terça-feira (14), a Polícia Militar (PM) aplicou multa no valor de R$ 25 mil a um homem de 60 anos, por extração ilegal de areia em área de preservação permanente na zona rural da cidade de Divinópolis.
A ação resultou ainda no embargo da atividade, além da apreensão de uma pá-carregadeira e um motor com bomba acoplada, maquinários utilizados na atividade de extração irregular de areia.
Ao receberam uma ligação anônima, informando sobre a extração irregular de areia às margens de um córrego na zona rural de Divinópolis, os policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e confirmaram o crime.
O homem de 60 anos se apresentou como responsável pela atividade e informou aos policiais que não possuía licença para a extração de areia. Além da multa, os policiais confeccionaram ainda o Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO em desfavor do autor.
Os maquinários apreendidos foram confiados ao autor como fiel depositário, tendo em vista não ser possível realizar o transporte dos equipamentos, bem como devido o órgão ambiental não possuir pátio para depósito de equipamentos de grande porte.
A atividade de extração de areia, bem como quaisquer outras atividades potencialmente poluidoras ou utilizadoras de recursos naturais, necessitam de licenciamento ambiental emitido pelos órgãos de controle ambiental.