
Mais de 4 mil metros de redes de pesca irregulares foram apreendidos durante ações de fiscalização realizadas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) entre os dias 1º e 7 de abril. As atividades ocorreram nas regiões Central e Norte do Estado.
Na região Central, dentro da Operação Guardiões do Lago, os fiscais retiraram 1.400 metros de redes no Lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado e em rios e ribeirões próximos. Já na região Norte, as apreensões somaram 2.600 metros, nos municípios de Palmeirante, Barra do Ouro, Filadélfia e Babaçulândia.
As equipes se concentraram no combate à pesca predatória, especialmente o uso de arpões e redes por quem não tem autorização. Em várias abordagens, pescadores esportivos foram orientados sobre o uso proibido de anzóis com fisga, enquanto os profissionais passaram por vistorias nos materiais e pescados.
Segundo o fiscal Jusley Caetano, os patrulhamentos aconteceram tanto por terra quanto pela água, passando por cidades como Ipueiras, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Lajeado, Palmas, Tocantínia e Miracema.
Além das apreensões, no Norte do Estado também foram feitas ações educativas com pescadores amadores e comunidades ribeirinhas. As equipes distribuíram panfletos e conversaram sobre os prejuízos da pesca predatória e a importância da preservação da fauna aquática.
Por: Warley Costa | Portal Imediato.