Naturatins capacita servidores do projeto Foco no Fogo para prevenção de incêndios no Tocantins

Palestras abordaram educação ambiental, tecnologia e manejo integrado do fogo como estratégias para evitar queimadas.
Imediato News / Foto: Andréa Marques

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou, nesta terça-feira (1º), palestras voltadas para a capacitação dos servidores do projeto Foco no Fogo. O evento, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), abordou estratégias de prevenção a incêndios florestais.

A diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Perla Oliveira, ressaltou que uma das principais estratégias do órgão para a prevenção e combate aos incêndios florestais é a implementação do Manejo Integrado do Fogo (MIF). “O Naturatins orientou os servidores do Projeto Foco no Fogo sobre a importância do MIF e as estratégias para sua aplicação nas Unidades de Conservação, permitindo que eles disseminem esse conhecimento e orientem a população tocantinense”, explicou.

O supervisor do Parque Estadual do Lajeado (PEC), Lyon Cardoso, ministrou a primeira palestra sobre o papel da educação ambiental na prevenção de incêndios. Ele destacou a importância de despertar o sentimento de pertencimento na população, incentivando a valorização da preservação ambiental. Também apresentou ferramentas tecnológicas que auxiliam na prevenção e combate a incêndios, como aplicativos de geolocalização e plataformas de monitoramento de focos de calor.

Encerrando a participação do Naturatins, a inspetora de recursos naturais Camilla Muniz ministrou palestra sobre o uso do fogo como estratégia de prevenção em Unidades de Conservação. Ela explicou os conceitos de queima prescrita, queima controlada e queimadas ilegais, destacando que o fogo, quando bem manejado, pode ser um aliado na prevenção de incêndios florestais. “Nas Unidades de Conservação, utilizamos o fogo como ferramenta de prevenção nos meses de maio e junho, limitando completamente a partir de 1º de julho. Esse controle nos ajuda a evitar grandes incêndios nos meses mais secos”, enfatizou.

Camilla também detalhou que a queima prescrita é realizada de forma estratégica, em áreas específicas como topos de morros e margens de rodovias, além da criação de mosaicos – uma técnica que divide a paisagem para facilitar o controle do fogo e garantir a segurança das equipes no combate a incêndios.

COMPARTILHE:

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Pular para o conteúdo