
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) fez um balanço positivo da reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os 27 governadores, em Brasília. “O importante aqui foi o processo democrático. O encontro de todas as ideologias. Respeitando cada sentimento e cada escolha do povo brasileiro. É isso que nós queremos: trabalhar de maneira conjunta em parceria com o governo federal para levar o melhor ao povo tocantinense”, afirmou.
Como o Tocantins integra os consórcios Amazônico e Centro-Oeste, as demandas do Estado foram apresentadas em conjunto pelos governadores do Pará, Helder Barbalho (MDB), e do Mato Grosso, Mauro Mendes (UB), presidentes dos grupos, respectivamente.
O governo tocantinense listou como prioritárias as obras das pontes ligando Caseara (TO) a Santana do Araguaia (PA), no Rio Araguaia e ligando Carolina (MA) a Filadélfia (TO) no Rio Tocantins, além da rodovia BR-010, que corta todo o Estado. Segundo o governador, a conclusão destas obras proporcionará uma integração nacional e não apenas entre os Estados que serão beneficiados diretamente.
Wanderlei informou que as prioridades do Tocantins serão apresentadas diretamente aos ministros que também participaram da reunião. Nesta sexta, foi o segundo encontro do presidente Lula com todos os governadores para alinhar ações e atuação em parceria nas próximas semanas.