O aeroporto de Araguaína está próximo de receber a homologação necessária para a retomada e expansão dos voos.
Em uma reunião realizada na última segunda-feira (22), em Palmas, o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB), discutiu com o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, a importância de uma nova inspeção pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), visando a homologação do aeroporto e a retomada dos voos ainda em agosto.
Conforme informou o prefeito, a cidade finalizou a qualificação da pista, instalou novos equipamentos e aguarda a avaliação técnica do GEIV. As obras incluíram a drenagem, limpeza da área de segurança, remoção e poda de árvores, nivelamento das cabeceiras e instalação do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI).
“Estamos com a Gol e a Azul aguardando apenas a visita do GEIV para homologar nosso aeroporto. Na reunião com o ministro, percebi que estamos próximos da retomada dos voos regulares, o que beneficiará não só Araguaína, mas também a região norte e parte do nordeste, incluindo Pará e Maranhão. Agradeço ao ministro e ao deputado Alexandre Guimarães pelo apoio nesse processo”, destacou Wagner.
O ministro Sílvio Costa Filho assegurou empenho total na retomada dos voos em Araguaína. “Estamos trabalhando intensamente para fortalecer a aviação na cidade. Além da retomada dos voos, estamos buscando a operação de outras companhias aéreas em Araguaína, o que será crucial para o desenvolvimento do turismo, geração de emprego e renda na região e no Brasil.”
Últimos Ajustes e Próximas Etapas
O EPTA, dispositivo de estação de rádio que auxilia na navegação das aeronaves, está em fase de instalação, e a proteção vegetal lateral da pista, com plantio de grama, está sendo contratada.
Além dos equipamentos de navegação, as próximas etapas da modernização do aeroporto incluem a finalização de projetos internos que não interferem na operacionalização dos voos. Estão previstas a construção de um novo estacionamento, áreas para hangares, uma área de giro, reforço da pista, reestruturação e ampliação do terminal de passageiros para mais de 2 mil metros quadrados e reforma da seção contra incêndio.