Dentro do cronograma do programa federal Saúde nas Escolas, a Prefeitura de Araguaína fará um mutirão de vacinação em nove unidades de ensino municipais e estaduais neste sábado, 13 de abril, das 8 às 13 horas, para crianças e adolescentes de até 15 anos. A ação visa ampliar a cobertura vacinal na cidade para todas as doses disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação.
A diretora de Imunização da Secretaria da Saúde de Araguaína, Samilla Braga, lembra que a campanha começou ainda em março, percorrendo diversas creches, escolas municipais e estaduais na busca ativa pelo público-alvo das vacinas. A ação segue até o dia 19.
“Em cada unidade, as equipes de saúde da família estão desenvolvendo atividades com alunos, pais e professores com o tema da vacinação, como palestras, rodas de conversa e troca de informações, verificação de caderneta de vacinação e a aplicação das doses”, diz Samilla.
Saiba mais quais são as escolas
- Colégio Militar do Estado do Tocantins Jorge Humberto Camargo – Setor Coimbra
- Escola Estadual Professor Joao Alves Batista – Centro
- Escola de Tempo Integral Domingos da Cruz Machado – Setor Nova Araguaína
- Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes – Bairro São João
- Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino dos Santos – Setor Lago Azul
- Escola municipal Luiz Gonzaga – Setor Costa Esmeralda
- Escola Municipal José Ferreira Barros – Setor Céu Azul
- Escola Municipal William Castelo Branco Martins – Setor Sonhos Dourados
- Escola Municipal Doutor Cesar Belmino Evangelista – Setor Tereza Hilário
Os pais ou responsáveis dos alunos devem levar o Cartão de Vacinação, Cartão SUS e o CPF para o registro das doses administradas.
Sobre o programa
O Saúde nas Escolas é uma iniciativa conjunta dos ministérios da Saúde e da Educação, e coordenada pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de saúde.
O objetivo do programa é garantir a atualização da carteira de vacinação dos jovens, principalmente em relação às doses da Poliomielite inativada, Poliomielite oral, Pentavalente e Tríplice Viral para crianças de dois meses a menores de cinco anos; Febre Amarela, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica ACWY.
As escolas foram escolhidas como o centro da campanha por causa da representatividade que a Educação tem na construção de uma sociedade mais consciente, além da possibilidade de um acompanhamento mais eficaz dos vacinados e a identificação ativa daqueles que ainda não receberam imunização ou possuem esquema vacinal incompleto.