3ª Edição do Dia D’Humanizar do Banho Solidário promove ações de beleza e doações

Evento reforça apoio a pessoas em situação de rua, oferecendo serviços essenciais e mobilizando doações que podem ser realizadas ao longo do ano.
Fotos: Thiago Santos 

O Banho Solidário, iniciativa da Prefeitura de Araguaína por meio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação, realizou, no dia 11, a 3ª Edição do Dia D’Humanizar. O evento é parte do cronograma anual de ações voltadas para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social, oferecendo serviços essenciais e promovendo a solidariedade por meio de doações.

Durante o evento, foram disponibilizados café da manhã, distribuição de marmitas no almoço, cortes de cabelo e doações de roupas e itens de higiene pessoal. O banho diário, principal serviço do projeto, também esteve à disposição dos assistidos. Além disso, mulheres assistidas pelo programa receberam cuidados especiais, como maquiagem, design de sobrancelhas e arrumação de cabelo, realizados pelas alunas do Centro de Geração de Renda, localizado próximo ao local do banho.

Mobilização da comunidade

O evento foi viabilizado por meio de uma campanha de doação de roupas e itens de higiene pessoal, que contou com o apoio da comunidade. Para Kelly Paula Araújo, encarregada do Banho Solidário, a participação popular é essencial para dar visibilidade a essas ações.

“Essa participação dos cidadãos é muito importante. É uma maneira de chamar a atenção para as pessoas que muitas vezes passam despercebidas aos olhos da sociedade. Enquanto encarregada do projeto e como ser humano, me sinto muito realizada, porque ajudar o próximo é o nosso papel”, destacou.

Dignidade e acolhimento

Para Francisco de Assis, que utiliza o serviço diariamente, o projeto faz toda a diferença. “Eu vim cortar o cabelo, merendar e pegar o almoço, mas eu venho aqui todos os dias. Eu acho o programa ótimo, é bom demais para quem está na rua. É necessário ter um lugar para tomar banho, para comer e sair limpo. Isso é muito importante para mim e para todo mundo que mora na rua”, afirmou.

Criado durante a pandemia, o Banho Solidário surgiu para atender pessoas em vulnerabilidade social que não tinham acesso a condições mínimas de higiene. Com o tempo, a iniciativa foi mantida devido à demanda contínua da população em situação de rua. Somente entre janeiro e outubro deste ano, o programa realizou 9.065 atendimentos, incluindo 2.971 banhos, 1.274 kits higiênicos entregues, 6.094 refeições servidas e 1.746 kits de roupas doadas.

Atualmente, cerca de 35 pessoas são atendidas diariamente pelo projeto, que oferece banho, marmitas e kits de higiene. Os kits incluem itens como xampu, condicionador, creme dental, fio dental, escova de dentes, sabonete, lâminas de barbear para os homens e absorventes íntimos para as mulheres. Além disso, roupas, calçados e outros itens doados pela comunidade são repassados aos assistidos.

Como contribuir

As doações de roupas, calçados, acessórios e itens de higiene podem ser realizadas ao longo de todo o ano. Os interessados podem entregar os donativos no local do Banho Solidário, localizado na esquina da Avenida 1º de Janeiro com a Avenida Castelo Branco, ou na Secretaria de Assistência Social, situada na Rua Humberto de Campos, 508, Bairro São João. Para mais informações, estão disponíveis os telefones (63) 99232-1378 e (63) 99973-9796.

COMPARTILHE:

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Pular para o conteúdo