24 de novembro de 2024 - 02:40
Araguaína Cidades Economia

Araguaína Bate Recorde e Reduz Tempo de Abertura de Empresas

Casa do Empreendedor

A cidade de Araguaína, no Tocantins, conquistou um novo recorde ao reduzir o tempo médio para a abertura de empresas para apenas 1h13. Esse tempo supera o registrado em agosto de 2023, quando o processo levava 1h37, e coloca Araguaína na liderança entre os municípios com população entre 150 mil e 500 mil habitantes.

Os dados, fornecidos pela RedeSim, serviço nacional que integra sistemas para registro e legalização de empresas, mostram que Araguaína se destacou, mesmo em comparação com capitais como Palmas, Vitória (ES) e Rio Branco (AC). O prefeito Wagner Rodrigues comemorou a conquista, ressaltando o trabalho contínuo da administração municipal para criar um ambiente favorável ao empreendedorismo.

“Estamos honrando o nosso título de Capital Econômica do Tocantins. Grande parte da força da nossa cidade é graças à dedicação da iniciativa privada, e cabe ao poder público criar as condições para que as empresas se estabeleçam e cresçam aqui,” afirmou o prefeito.

Posicionamento em Rankings

No ranking de cidades de porte semelhante, Araguaína ficou à frente de importantes polos econômicos, como Imperatriz (MA) e Marabá (PA), além de cidades como Chapecó (SC) e Foz do Iguaçu (PR). Em uma comparação geral, a cidade ocupa a terceira posição entre municípios de todos os tamanhos, atrás apenas do Rio de Janeiro e Aracaju (SE).

Leandro Pinotti, secretário da Fazenda, destacou que a administração está sempre buscando melhorias para otimizar os processos. “Estamos abertos às demandas da classe empresarial e vamos continuar esse trabalho que já traz bons frutos,” disse.

Iniciativas e Medidas de Suporte

A redução no tempo de abertura aplica-se a empresas com CNAEs (Cadastro Nacional de Atividades Econômicas) de baixo e médio risco, que não exigem fiscalizações especiais. Entre os 1.329 tipos de negócios no Brasil, apenas 298 são considerados de alto risco e necessitam de vistorias prévias.

Desde 2019, Araguaína tem implementado medidas para facilitar a abertura de empresas, incluindo o Decreto 151, que alinhou a cidade à Medida Provisória nº 881/2019. Em 2022, foi a primeira cidade a contratar uma empresa de tecnologia para serviços relacionados ao Novo Marco Legal das Startups. Além disso, no início de 2023, a administração eliminou mais de 150 taxas e tributos municipais, simplificando ainda mais o ambiente de negócios.

Com essas ações, Araguaína não apenas fortalece sua posição como um polo econômico no Tocantins, mas também serve como modelo para outras cidades que buscam impulsionar o empreendedorismo local.

Tags relacionadas:

Araguaína , Destaques , Economia , MEI , RedeSim , Renda , Tocantins

COMPARTILHE:

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Pular para o conteúdo