
A Prefeitura de Araguaína iniciou a campanha 2025 de vacinação antirrábica para cães e gatos. A ação, organizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), tem como objetivo imunizar mais de 32 mil animais domésticos até o dia 31 de maio. Para garantir a cobertura vacinal, a campanha inclui visitas domiciliares em bairros mais distantes, mutirões e eventos especiais.
O primeiro bairro a receber a vacinação será o setor Costa Esmeralda, no próximo sábado (15) de março, das 8h às 14h. A estratégia de levar a vacinação até as residências visa facilitar o acesso de moradores que têm dificuldade em deslocar seus animais até os pontos fixos.
“A vacinação de cães e gatos, tanto na zona urbana quanto na rural, é uma das nossas principais estratégias de vigilância da doença, prevenindo o surgimento de novos casos”, explica a médica veterinária do CCZ, Luciana Gomes.
Cronograma de visitas domiciliares
As visitas casa a casa na zona urbana ocorrerão aos sábados, das 8h às 14h. Após o setor Costa Esmeralda, os agentes seguirão um cronograma semanal, que incluirá bairros como Monte Sinai, Maracanã, Setor Barros e Parque Bom Viver. O cronograma completo será divulgado semanalmente nas redes sociais da Prefeitura.
Pontos de vacinação fixos
Além das visitas domiciliares, a vacinação estará disponível em pontos fixos:
- Centro de Controle de Zoonoses (CCZ): de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
- Centro de Castração de Cães e Gatos: Avenida Santa Terezinha, nº 506, Setor Santa Terezinha, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
Eventos especiais
A campanha também contará com dois grandes eventos:
- Evento na Via Lago: dia 21 de março, com vacinação e orientações à população.
- Dia D da Vacinação: dia 10 de maio, com pontos de imunização distribuídos por toda a cidade.
Importância da vacinação
A raiva é uma zoonose neurológica fatal, sem cura e com letalidade de 100%. Em Araguaína, há 25 anos não são registrados casos da doença, graças às campanhas de vacinação. A imunização de cães e gatos é essencial para manter a doença controlada.
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, a população pode entrar em contato com o CCZ pelo telefone (63) 3411-7128.
Por: Warley Costa | Portal Imediato.