24 de novembro de 2024 - 05:33
Araguaína Cidades Saúde

Araguaína implementa testes rápidos para diagnóstico de leishmaniose visceral em UBS

Diagnóstico rápido terá impacto na eficiência do tratamento da doença, considerada a segunda parasitose mais letal do mundo.
Fotos: Thiago Santos

Araguaína dá um importante passo no combate à Leishmaniose Visceral, também conhecida como Calazar, com a oferta de testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Essa iniciativa visa facilitar o diagnóstico e o tratamento da doença, que é considerada a segunda parasitose mais letal do mundo.

A partir de agora, o diagnóstico poderá ser realizado de forma rápida e eficaz nas UBS, por meio de um teste confirmatório que é fácil de executar. Profissionais de saúde treinados poderão identificar a doença de forma ágil, aumentando as chances de cura dos pacientes.

Inicialmente, as UBS Avany Galdino, localizada no Bairro São João, e a UBS Dr. Raimundo Gomes, no Setor Maracanã, serão as referências para a realização dos testes. Contudo, as 22 UBS da cidade poderão solicitar a testagem para seus pacientes após avaliação médica.

“A implantação dos testes rápidos representa um avanço significativo nas políticas públicas de combate ao calazar. O diagnóstico precoce é fundamental, pois permite o encaminhamento imediato para tratamento, aumentando as chances de cura e beneficiando nossa população”, destacou a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.

Funcionamento do Teste

Após uma avaliação médica e preenchimento da ficha de notificação na UBS mais próxima, pacientes com suspeita de Leishmaniose Visceral serão encaminhados para uma das UBS de referência. O teste será realizado na unidade e o laudo será emitido no mesmo dia. Se o resultado for positivo, o paciente será direcionado ao Hospital de Doenças Tropicais (HDT) para o início do tratamento adequado.

Quem Deve Fazer o Teste?

Os testes são recomendados para pacientes de qualquer idade que apresentem febre por mais de sete dias, associada a alterações no fígado, baço ou sangue, ou sinais de palidez e emagrecimento. O teste deve ser solicitado por um profissional médico e registrado no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

Os kits para a realização dos exames são fornecidos pela Secretaria Estadual da Saúde e distribuídos pela Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, é recomendado que todos os pacientes adultos com suspeita de Leishmaniose Visceral realizem o teste para o HIV.

Contexto da Leishmaniose Visceral em Araguaína

Antes da implementação dos testes rápidos, os diagnósticos eram encaminhados para um laboratório de referência estadual, utilizando técnicas mais demoradas. Nos últimos anos, Araguaína registrou um aumento de casos: em 2020, foram 15 confirmações; em 2021, 16; em 2022, 10; e em 2023, 20. Até o momento, em 2024, já foram registrados oito casos.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a Leishmaniose Visceral é uma das parasitoses mais mortais, com uma taxa de mortalidade de 90% nos casos não tratados. A nova medida de diagnóstico rápido é um passo crucial na luta contra essa doença.

Tags relacionadas:

Araguaína , Destaques , Prefeitura de Araguaína , Saúde

COMPARTILHE:

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Pular para o conteúdo