
Por: Warley Costa / Portal Imediato
Em Araguaína, na região norte do Tocantins, a Agência Estadual de Metrologia (AEM) deu continuidade à sua missão de garantir a precisão dos equipamentos de fiscalização de velocidade. Durante esta semana, a AEM realizou a Verificação Pós-Reparo em seis radares de trânsito, tanto fixos quanto móveis, que passaram por manutenção. O procedimento é essencial para certificar que os aparelhos estejam de acordo com as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A verificação, que é obrigatória, é realizada sempre que o radar sofre qualquer tipo de reparo, seja por danos causados por fenômenos como raios ou quedas de energia, ou por ajustes técnicos. Isso garante que a medição de velocidade feita pelos radares seja sempre precisa, evitando possíveis erros que comprometam a fiscalização e, consequentemente, a segurança no trânsito.
Verificação contribui para segurança nas rodovias
Débora Vasconcelos, presidente em exercício da AEM, explica que a ação tem um impacto direto na segurança viária. “Os radares são fundamentais para garantir que os motoristas respeitem os limites de velocidade, um fator crítico para evitar acidentes. A aferição periódica assegura que esses instrumentos estão funcionando corretamente e ajudando a proteger a vida de todos”, destacou.




Como funciona o processo de aferição
Para realizar a aferição, a AEM utiliza um veículo especialmente calibrado, que passa pelo radar diversas vezes, permitindo que a velocidade registrada pelo aparelho seja comparada com a medida real. Se o radar estiver conforme os padrões exigidos, ele é aprovado. Caso contrário, o equipamento é retirado de operação até que os ajustes necessários sejam feitos.
Essa medida não só mantém a conformidade dos radares com as regulamentações, como também reforça a confiança da população no sistema de fiscalização eletrônica de velocidade. Além disso, a verificação é realizada com base em um regulamento técnico metrológico que obriga que os radares sejam recalibrados sempre que necessário, garantindo o cumprimento da legislação em vigor.
A AEM segue com a responsabilidade de realizar a fiscalização dos equipamentos de medição de velocidade, reforçando o compromisso do Estado com a segurança no trânsito e o cumprimento das normas estabelecidas pelo Inmetro e pelo Contran.