Na última terça-feira (29) de outubro de 2024, a chapa “OAB Independente”, liderada por Gedeon Pitaluga, comunicou sua decisão de não participar do debate na Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit). O motivo da ausência foi a cobrança de R$ 50 para que o público pudesse acompanhar o evento presencialmente, o que a chapa considerou um desrespeito à democracia e ao processo eleitoral. No entanto, a transmissão do debate pela internet foi oferecida de forma gratuita.
Em nota oficial, a “OAB Independente” manifestou sua discordância em relação à taxa de inscrição, afirmando que a medida restringe o acesso à informação e à participação da advocacia, aspectos essenciais para a realização de um debate democrático. A chapa deixou claro que participaria de debates que respeitassem a advocacia e a liberdade de expressão, mas que não poderia aceitar regras limitadoras que contrariassem seus princípios.
Por outro lado, o candidato da chapa “Advocacia em Ordem”, Leonardo Maciel, confirmou sua presença no debate, enfatizando a importância do evento para discutir o futuro da advocacia tocantinense e apresentar suas propostas.
O candidato a presidente da subseção de Araguaína pela chapa “Advocacia em Ordem”, Roger Sousa Kuhn, também marcou presença no evento e destacou a relevância da participação em debates: “O nosso debate na Faculdade FACIT foi ótimo! É incrível poder ter essa troca com pessoas tão maravilhosas. Conversamos sobre nossas propostas, sobre as falhas atuais e o que queremos que mude!” afirmou.
Fotos: César Cantão
Vale destacar que o atual presidente da subseção da OAB de Araguaína e também candidato à reeleição pela chapa “OAB Independente”, Davi Morais, também não compareceu ao debate realizado pela instituição.
Nas redes sociais, alunos da instituição, membros da comunidade acadêmica e profissionais da advocacia celebraram o sucesso da sabatina, destacando a relevância do debate para a formação e o fortalecimento da advocacia local.
Veja a nota da Associação Atlética de Direito da FACIT:
Com a decisão de Gedeon e a ausência de Davi Morais, o debate da Facit ocorreu sem suas presenças, enquanto Leonardo Maciel e Roger Sousa Kuhn dialogaram a suas ideias e propostas para a OAB Tocantins.
Acompanhe na integra: