Câmara de Araguaína é pioneira no Norte ao adotar inteligência artificial nos trabalhos legislativos

Sistema desenvolvido com tecnologia Govsys agiliza a tramitação de projetos e torna o processo mais eficiente e transparente.
Imediato News

A Câmara Municipal de Araguaína deu um passo inédito na modernização do serviço público ao implantar, nesta terça-feira (15), um sistema de inteligência artificial voltado à atividade legislativa. A iniciativa, liderada pelo presidente da Casa, vereador Max Fleury, torna Araguaína a primeira cidade da região Norte e a terceira do país a utilizar a tecnologia nos trâmites internos.

O novo sistema, desenvolvido pela Govsys, vai auxiliar parlamentares e servidores na elaboração de projetos de lei, pareceres, indicações e outras proposituras. A expectativa é que a ferramenta melhore a qualidade dos textos, agilize os processos e promova mais eficiência, economia e transparência nas atividades do Legislativo municipal.

“Esse sistema vem para auxiliar vereadores e servidores. É uma ferramenta de apoio que torna a nossa Câmara mais moderna e transparente, e nos ajuda a apresentar proposituras ainda melhores para a nossa população”, destacou Max Fleury.

A ferramenta foi treinada com base na legislação municipal, incluindo a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara, além de normas estaduais e federais. Com isso, é possível realizar análises mais precisas, identificar falhas jurídicas e sugerir melhorias nos textos — sempre com a supervisão de servidores qualificados.

Com a inovação, Araguaína se junta às cidades gaúchas de Gramado e São Leopoldo, que também adotaram a inteligência artificial recentemente. A cidade, no entanto, se destaca por ser a primeira fora da região Sul a implementar o sistema, tornando-se referência em tecnologia aplicada ao serviço público legislativo.

Por: Warley Costa | Portal Imediato.

COMPARTILHE:

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Pular para o conteúdo