
Hortaliças e verduras, como alface, couve, rúcula, coentro e cebolinha, que se desenvolveram na horta do Lago Center Shopping foram colhidas pelas mesmas mãozinhas que fizeram o plantio em setembro: os alunos do CEI Vovô Jorge Frederico, de Araguaína. O momento de pura diversão e descontração também teve um cenário desafiador para os pequenos: experimentar novos sabores.
Ana Júlia, de 7 anos, colheu várias hortaliças e contou que já come alimentos verdinhos. “Estou gostando muito de colher o coentro. Gosto dele na salada e com arroz e feijão”, comentou a pequena enquanto se divertia com os amigos na manhã diferente da sala de aula.
Segundo a diretora do CEI, Criseida Guimarães, desde o plantio os alunos têm levado a cultura do cultivo de hortaliças para a própria rotina familiar. “Muitos pais aderiram à horta em casa, porque os filhos chegaram contando da experiência”, comentou. Além disso, ela ressaltou que projetos como esse ajudam em vários outros contextos pedagógicos, como a importância de uma alimentação saudável, contato com a natureza e preservação do meio ambiente.
“Nossa alimentação na creche é toda acompanhada por uma nutricionista, então lá eles já têm contato com uma alimentação saudável. Mas plantar, colher e comer é muito diferente e traz um aprendizado imenso para eles”, disse a diretora.
Horta Comunitária do Lago Center Shopping
O Lago Center Shopping iniciou o projeto da horta comunitária em setembro para fortalecer a responsabilidade socioambiental e interagir com a sociedade araguainense. “Montamos a estrutura e custeamos os insumos necessários e a aquisição das 400 mudas das hortaliças plantadas”, explicou o gerente regional da ABL Prime, Fernando Borges.
“Somos uma empresa de grande porte presente na cidade de Araguaína e sabemos da nossa grande responsabilidade com a população e o meio ambiente, por isso o projeto da horta envolve as nossas crianças, pois elas são a base da nossa da nossa sociedade, o futuro do nosso amanhã”, ressaltou Borges.
Parcerias
A Liga Acadêmica de Agronomia do Unitpac é um parceiro do projeto e contribuiu com o conhecimento técnico. “O principal objetivo é aproximar a instituição da comunidade, trabalhar o ensino desde a fase inicial dos pequenos, trazer as crianças no contato com o meio ambiente, a importância da educação ambiental, deles acompanhar de perto como os alimentos são produzidos, saber que elas vão levar pra toda a vida”, ressaltou Carlos Cicinato Vieira de Melo, coordenador do Curso de Agronomia do Unitpac.
Destinação da colheita
Poucas horas depois da colheita, os alunos já estavam saboreando as hortaliças na creche. Toda a colheita foi destinada para as refeições da unidade. Um novo plantio já está agendado junto aos alunos da Creche do Lago Azul, em Araguaína.