No domingo (24), Araguaína celebrou o Dia do Rio com um evento no Espaço Cultural que promoveu a conscientização sobre a sustentabilidade e os problemas hídricos do planeta. Com o tema “Terra em Movimento”, a programação contou com palestras, música ao vivo e atividades educativas, abertas ao público e gratuitas.
O evento, que fez parte de um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo e contou com apoio do Governo Federal e Prefeitura de Araguaína, teve como objetivo discutir a importância do cuidado com o meio ambiente e promover a troca de experiências sobre temas essenciais para o futuro, como os desafios climáticos e a preservação das águas.
“Reunir a população para discutir essas questões foi cada vez mais urgente. Precisávamos de mais consciência e ações concretas para garantir um futuro melhor para as próximas gerações”, afirmou Diogo Jucá, músico e coordenador do evento.
A programação destacou uma palestra com Laiza Lacerda Vieira, doutora em Ciência Animal Tropical e professora da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), que abordou temas relacionados à sustentabilidade, saúde e meio ambiente. Além disso, a professora Maria da Ajuda declamou poemas que celebram a natureza e a preservação dos rios, como “O Clamor da Amazônia” e “A Saga de um Rio, Tocantins”.
O evento também contou com apresentações musicais temáticas e atividades lúdicas para crianças, além da presença de um intérprete de Libras para garantir a inclusão de todos.
Celebrado em 24 de novembro, o Dia do Rio teve como objetivo alertar sobre a escassez de água e a importância de preservar as bacias hidrográficas, um desafio ainda maior no Brasil, que, embora possua a maior reserva hídrica do mundo, enfrenta sérios problemas relacionados ao desmatamento e ao uso inadequado dos recursos naturais.
“Escolhemos essa data para lembrar da importância das nossas águas e da necessidade urgente de preservar nossos rios, combater o desmatamento e o lixo. A união da população foi essencial para superar esses desafios”, destacou Diogo Jucá.