Motociclistas ficam feridos após se enroscarem em fiação pendurada nos postes de energia

Acidente aconteceu em Araguaína e a população está preocupada com os fios que ficam muito baixos e atrapalhando o trânsito.
Foto: Divulgação

Fiação pendurada ou muito baixa em postes de Araguaína, no norte do estado, tem causado reclamações da população por causa do risco de acidentes. A doméstica Emily Alessandra Batista foi uma das vítimas e quando estava de moto com o namorado, os dois acabaram caindo depois de se enroscarem em fios pendurados.

Eles voltavam para casa depois do trabalho e não viram a fiação na rua. A moto deles possui um acessório para cortar linhas, mas isso não ajudou a evitar o acidente.

“Quando nós subimos mais para cima do local que a gente caiu, tinha um fio muito enrolado no chão. Aí foi a hora que nós percebemos que era aquilo que tinha derrubado a gente. A gente não sabe exatamente se foi embaixo da moto ou na maçaneta”, disse Emily, afirmando que aquele fio não estava onde deveria estar e poderia causar acidentes mais graves.

Como resultado da queda, a doméstica ainda apresenta diversos arranhões nos braços, pernas e até na barriga.

O técnico de manutenção de celular Carlos Henrique Alves, namorado de Emily, contou que a moto pendeu para um lado depois de ficar presa na fiação e ele não conseguiu evitar a queda. “Não teve como prevenir, não adiantou nada”.

Em Araguaína é comum fiação da rede telefônica ou da distribuição de internet ficar muito baixa ou pendurada pelas ruas. O emaranhado está por toda cidade e tem fio amarrado em árvores ou pendurado nos postes. Em um dos pontos a quantidade de fios está tão baixa que é possível tocar.

Responsáveis

A responsabilidade de manutenção das redes que usam os postes da companhia de distribuição de energia é das próprias empresas de telefonia ou internet. No Tocantins, 114 empresas usam os postes de energia, para a distribuição de outros serviços, segundo o coordenador de projetos da Energisa. Mas para poder usar a rede as empresas precisam respeitar todas as normas da ABNT.

“Isso é ok, é normal e para que eles possam fazer é necessário que eles tenham um contrato com a distribuidora, nesse contrato tem uma série de cláusulas, regas que precisam ser seguidas e além do contrato eles precisam apresentar um projeto de onde eles vão fazer as instalações. Nesse projeto são verificadas todas as questões técnicas e de segurança para que eles possam estar fazendo essa instalação sem oferecer nenhum tipo de risco para a população nem para seus próprios funcionários”, explicou o coordenador de projetos da Energisa Aloysio Lima.

A concessionária é responsável pela fiscalização da utilização dos postes pelas empresas de internet e telefonia e caso tenha alguma reclamação, elas são notificadas.

“Cada uma dessas empresas tem que ter esse processo de fiscalização para poder estar verificando a sua fiação. Mas a concessionária de energia elétrica também faz as fiscalizações periódicas e quando a gente encontra algum tipo de problema e irregularidade, as empresas são notificadas para que elas possam fazer a regularização do que foi identificado como problema”, completou Aloisio.

Entretanto, quando existe a suspeita da fiação está energizada, nesses casos a responsabilidade de manutenção é da própria Energisa. A orientação, portanto, é se manter longe da rede para evitar acidentes, conforme orientou o coordenador de projetos da Energisa.

COMPARTILHE:

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Ir para o conteúdo