
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) realiza, na próxima sexta-feira, 26 de abril, uma audiência pública para que representantes dos órgãos estaduais e municipais de saúde e educação em Araguaína apresentem à população os serviços à pessoa autista no município.
Pessoas com autismo, familiares e profissionais da área poderão apresentar sugestões aos atendimentos ofertados. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de abril, às 18h, pelo e-mail: inscricoes-audiencia14pj@mpto.mp.br
A reunião ocorrerá das 08h às 17h, no auditório do Fórum da Comarca de Araguaína. A audiência pública é motivada pelo alto número de demandas que têm sido encaminhadas à 14ª Promotoria de Justiça de Araguaína, referente à dificuldade de inclusão de crianças diagnosticadas com autismo no tratamento ofertado pelo município, por meio da Clínica Mundo Autista. Segundo o promotor de Justiça Pedro Jainer Passos Clarindo da Silva, a alta procura e o baixo número de profissionais vêm prejudicando o fluxo de atendimento.
Outro motivo apontado pelo promotor é que a maior parte dos pais desconhecem o fluxo de atendimento dos sistemas de saúde e de educação, em especial acerca do acesso ao tratamento especializado na Clínica Mundo Autista e no Centro Estadual de Reabilitação (CER).