
O Portal Imediato tem recebido diariamente diversas reclamações de leitores de Araguaína sobre a indisponibilidade do número 192, utilizado para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo os relatos, a população enfrenta dificuldades em solicitar socorro por meio da linha de emergência, problema que já havia sido constatado pela nossa equipe de reportagem no mês passado.
Essa falha, que tem se tornado recorrente, gera preocupação, pois compromete o atendimento em situações de urgência e emergência. O Portal Imediato faz um apelo à Secretaria de Saúde para que o problema seja resolvido com urgência. Além disso, reforça a necessidade de ampla divulgação de um número provisório, tanto nas redes sociais quanto em outros meios de comunicação, para que a população saiba como solicitar atendimento em caso de necessidade.
A nossa equipe solicitou um posicionamento oficial, e a Prefeitura de Araguaína enviou a seguinte nota:
NOTA: ATENDIMENTO SAMU
A Prefeitura de Araguaína informa que o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a GMA (Guarda Municipal de Araguaína) estão enfrentando problemas técnicos com os números de emergência 192 e 153 há alguns meses. A responsabilidade pelo serviço de telefonia é da operadora Oi, uma concessão federal para operação de linhas fixas públicas, que está fora da alçada do Município.Para não desassistir a população que precisa dos serviços do Samu, a Prefeitura disponibiliza o contato (63) 99973-9726 para acionamento do serviço. Já para acionar a GMA, o número alternativo é o (63) 9 9955-4943.
Diante deste cenário, a Prefeitura de Araguaína já notificou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que a situação seja resolvida com a maior brevidade possível.
Por conta dessas interrupções, o Governo do Tocantins informou que também vai notificar a operadora de telefonia Oi, apontada como responsável por “graves falhas técnicas” que impactaram um “serviço essencial de saúde”. A Secretaria de Estado da Saúde afirmou esperar que a operadora forneça uma solução definitiva para as interrupções sucessivas.
Em nota, a operadora Oi informou que o funcionamento do telefone 192 foi impactado pelo rompimento de fibra ótica, mas não detalhou o prazo para solução do problema.
O Samu é um serviço essencial, gratuito e disponível 24 horas por dia, que atende a população em residências, locais de trabalho e vias públicas. Criado em 2003 como parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, o Samu é financiado pelos governos federal, estadual e municipal, e tem como objetivo garantir assistência imediata a casos de urgência.
As equipes do Samu são compostas por condutores socorristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos treinados para atuar em situações traumáticas, clínicas, cirúrgicas, pediátricas, gineco-obstétricas e psiquiátricas. A continuidade e eficácia desse serviço são indispensáveis para a segurança e bem-estar da população de Araguaína.