Prefeitura diz que Gol manifestou interesse em voar para Araguaína e negocia isenção de ICMS com o Governo do Tocantins

Empresa estuda operar ainda este ano com aeronave para 186 passageiros; reunião com o Estado discute incentivos fiscais para reduzir o custo do querosene de aviação.
Imagem Ilustrativa gerada pe IA


A Prefeitura de Araguaína informou que a companhia Gol Linhas Aéreas manifestou interesse em iniciar voos comerciais para a cidade ainda neste segundo semestre. Segundo a gestão municipal, a expectativa é de que os voos sejam realizados com aeronaves com capacidade para até 186 passageiros.

A sinalização foi reforçada durante um encontro virtual entre o prefeito Wagner Rodrigues, secretários municipais e representantes da companhia, ocorrido na segunda-feira (26). A reunião mais recente foi online, mas desde o início do ano, o prefeito também participou de encontros presenciais com diretores e o presidente da Gol em São Paulo, com o objetivo de avançar nas tratativas sobre a rota.

Nesta terça-feira (27), representantes da empresa se reúnem com o Governo do Tocantins para discutir possíveis incentivos fiscais, como a redução do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV), considerado um dos principais custos operacionais para companhias aéreas.

“Araguaína está muito perto de receber o reconhecimento que merece. Foram anos de investimentos e preparação para superar desafios. Agora esperamos que o Governo do Estado fortaleça essa conquista coletiva”, afirmou o prefeito Wagner.

O presidente da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Terciliano Gomes, reforçou o comprometimento da gestão municipal. “Nossa missão foi sempre clara: preparar o aeroporto e mostrar a seriedade do nosso trabalho. Sempre estivemos em diálogo com companhias como Gol e Azul, mostrando o potencial da nossa região”, destacou.

Gol já conhece a cidade

A relação entre Araguaína e a Gol Linhas Aéreas não é recente. Em 2022, diretores da empresa estiveram na cidade para inaugurar o balcão da companhia no aeroporto local. Segundo a Prefeitura, a Gol já considera Araguaína uma referência regional para voos e conexões, o que reforça o interesse na nova rota.

Obras seguem em fase de projeto

O aeroporto de Araguaína já passou por diversas melhorias, incluindo drenagem, remoção de obstáculos nas áreas de segurança, nivelamento das cabeceiras da pista e implantação de vegetação lateral. Também foram instalados os sistemas PAPI (auxílio à aproximação) e EPTA (telecomunicações e tráfego aéreo), todos homologados pelo CINDACTA e GEIV.

As obras que ainda fazem parte do programa de modernização — como a ampliação do terminal de passageiros para mais de dois mil metros quadrados, nova área de giro para aeronaves, estacionamento, reforço da pista e ampliação da seção contra incêndio — estão em fase de projeto, assim como a duplicação da Avenida Dionísio Farias, no setor Bairro de Fátima, que ligará o aeroporto à BR-153. Essa última intervenção será financiada pela Prefeitura.

A expectativa é que a consolidação da parceria com a Gol represente um avanço histórico para o município, fortalecendo Araguaína como polo econômico e logístico do norte do Tocantins.

Por: Warley Costa | Portal Imediato.

COMPARTILHE:

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Ir para o conteúdo