
Com foco em saúde bucal, bem-estar emocional e valorização da autoestima, o projeto “O Sorriso é Delas” chegou ao setor Costa Esmeralda, em Araguaína, nesta quinta-feira (10). A iniciativa é da Secretaria da Mulher (SEMUL) e já beneficiou mais de 200 mulheres em situação de vulnerabilidade social desde seu início, em 2024.
No bairro, os atendimentos estão sendo realizados no consultório da Escola Municipal Luiz Gonzaga, sempre às quintas-feiras pela manhã, até o final de maio. A partir de junho, o atendimento será ampliado para quartas e quintas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde.




A presidente da Associação das Mulheres do Bairro Costa Esmeralda Norte, Maria Clara, foi uma das atendidas e elogiou a iniciativa: “Muitas mulheres evitam sorrir por vergonha de falhas nos dentes. Esse projeto devolve a autoestima delas e chega em um ótimo momento.”
Segundo a secretária da Mulher, Ângela Maria, o bairro foi escolhido por concentrar um grande número de mulheres em situação de vulnerabilidade e com dificuldade de acesso a serviços especializados de saúde. “Estamos priorizando aquelas com perda de dentes para que possam realizar consultas e procedimentos básicos com dignidade”, explicou.
Como participar
As interessadas devem procurar a Sala de Acolhimento da SEMUL, ao lado da Prefeitura, na Rua 25 de Dezembro, no centro. O atendimento pode ser por demanda espontânea ou encaminhamento de associações. Mais informações e agendamentos podem ser obtidos pelo telefone (63) 99217-0058.
Atendimentos oferecidos
O projeto oferece limpeza dentária, orientação de higiene bucal e raspagens, com encaminhamentos para tratamentos mais complexos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), quando necessário. A ação também conta com parceria da clínica odontológica da FACIT, que disponibiliza quatro cadeiras para os atendimentos.
A odontóloga Jaqueline Miyuki Moreira explica que o objetivo é garantir cuidados básicos e acesso à saúde bucal:
“A maioria dessas mulheres não tem acesso ao dentista. O projeto oferece triagem, limpeza e, se for o caso, encaminhamento para extrações ou restaurações.”
Próteses para vítimas de violência
Em outra frente, o projeto também está em fase final para a entrega de próteses dentárias a 100 mulheres, principalmente aquelas que perderam dentes em situações de violência doméstica. A confecção das próteses será iniciada assim que o processo licitatório for concluído, com recursos do Tesouro Municipal.
Além da saúde bucal, o projeto se alinha às políticas públicas para mulheres, oferecendo uma rede de apoio emocional e contribuindo para a inclusão social.
Por: Redação | Portal Imediato.