O corpo do turista Edson Massayuki Iwanaga, desaparecido desde a tarde desta quinta-feira (2), foi encontrado perto de uma das cachoeiras do rio Soninho, em Ponte Alta do Tocantins, região do Jalapão. As buscas começaram na manhã desta sexta-feira (3). Momentos depois, voluntários, que ajudavam os Bombeiros nos trabalhos, acharam a vítima, sem vida.
O corpo foi localizado a uma distância de 700m da cachoeira, boiando e preso a uma galha na margem do rio.
De acordo com as informações de testemunhas, alguns turistas faziam um lanche perto da cachoeira, quando perceberam a ausência de Edson. Em seguida, acionaram o Corpo de Bombeiros para ajudar nas buscas.
Não há informações sobre o que motivou o desaparecimento e de onde era o turista. A região do Jalapão recebe milhares de turistas durante todo o ano. A região atrai visitantes pelas belezas naturais, o turismo de aventura, as cachoeiras, fervedouros e as dunas do Jalapão.
Ponte Alta do Tocantins, onde foi registrada a morte do turista, é o portal do Jalapão. Lá, os visitantes apreciam o pôr do sol na Pedra Furada e aproveitam as belezas de vários rios. Um deles é o Soninho.
Na queda principal, que tem aproximadamente 30 metros de altura, é impossível nadar, segundo informações. A correnteza que despenca pelas rochas forma sumidouros perigosos e um lago profundo.