24 de novembro de 2024 - 15:29
Cidades Esporte Futebol Tocantins

Federação Tocantinense de Futebol completa 34 anos

Entidade foi criada em 7 de abril de 1990 com a organização do 1º Campeonato Estadual de Futebol Amador.
Federação Tocantinense de Futebol completa 34 anos
Créditos: Divulgação/FTF

A criação da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), em 7 de abril de 1990, começou com a organização dos clubes e ligas do antigo Norte goiano e com o patrocínio e realização do 1º Campeonato Estadual de Futebol Amador. Posteriormente, a FTF buscou sua filiação junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em 1993, os gestores da federação apresentaram à CBF as realizações da Federação Tocantinense em seus dois anos de existência e propuseram a profissionalização do futebol do Estado. Proposta que foi aprovada, assim como a participação de equipes tocantinenses nas competições nacionais.

Também em 1993 foi realizado o primeiro campeonato de futebol profissional. Naquela oportunidade, o Tocantinópolis sagrou-se 1º campeão de Futebol Profissional do Estado, seis árbitros tocantinenses ingressaram no quadro nacional e a sede da FTF foi transferida de Miracema para a capital, Palmas. Em 1994, um fato marcante para o futebol tocantinense: a estreia do Kaburé na Copa do Brasil, sendo a primeira participação do Tocantins em um evento desse porte. No primeiro jogo, venceu por 2 a 0 o América, então campeão mineiro.

Já em 1995, foi realizado o torneio da Integração, forte movimento sócio-desportivo, em Gurupi, com a participação de cerca de mil crianças, de vários bairros da cidade, prestigiado com a presença do maior jogador de futebol de todos os tempos e então Ministro dos Esportes, Pelé. Ainda em 1995, o Intercap ficou entre os oito melhores clubes no Campeonato Brasileiro da série C, perdendo na quarta fase. No ano de 2003, o Palmas Futebol e Regatas marcou história no Brasileiro da Série C ao terminar na sétima colocação. Em 2004, voltou a escrever sua história no futebol nacional ao terminar na sétima colocação da Copa do Brasil.

Foto: Divulgação/FTF

Outro clube tocantinense que marcou sua história foi o Araguaína Futebol e Regatas. No ano de 2010, no dia 16 de outubro, o Araguaína tornou-se a primeira equipe tocantinense a subir de divisão no Campeonato Brasileiro, sendo promovido da Série D para a Série C. Porém, no ano seguinte, o Tourão do Norte acabou sendo rebaixado. Em 2017 o Gurupi Esporte Clube fez história ao chegar na 3ª fase da Copa do Brasil (22º lugar), e nas oitavas de final do Campeonato Brasileiro Série D, terminando na 14ª colocação. O Tocantinópolis também escreveu sua história no cenário nacional ao terminar em 22º lugar em 2022, saindo apenas na terceira fase da Copa do Brasil.

Além da Copa do Brasil, o futebol tocantinense conta ainda com participações no Brasileiro da Série D, Copa Verde, Copa São Paulo de Futebol Júnior, Brasileiro Feminino A-3 e das competições nacionais de categorias de base como Sub-20 e Sub-18. Especialmente nas categorias de base, realiza várias competições pelo Estado, entre elas os campeonatos Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20 e o Estadual Feminino. Em 2016, criou a Seleção de Ouro, cujo objetivo é desenvolver uma geração talentosa, nos aspectos técnicos e táticos, com jovens nascidos nos anos de 2010 e 2011, a fim de representar o Tocantins em competições fora do Estado e do Brasil.

O futebol feminino também é uma das prioridades do presidente da FTF, Leomar Quintanilha. Nos últimos anos, a entidade tem promovido diversas competições para ampliar o espaço para o talento das jogadoras. Isso inclui o Interestadual Feminino, as categorias de base Sub-15 e Sub-17, a participação no Campeonato Brasileiro Série A-3, além do antigo A-2.

Tags relacionadas:

#futebol , CBF , Destaques , Esporte , FTF , Tocantins

COMPARTILHE:

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Pular para o conteúdo