
Na tarde do último sábado (30), por volta das 16h30, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um caminhão carregado com diversas irregularidades no município de Gurupi, Tocantins. A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina no km 668 da BR-153, quando a equipe da PRF deu ordem de parada ao veículo, que apresentava falhas graves no sistema de segurança e no cumprimento das normas ambientais.
Durante a inspeção do caminhão, foram identificadas várias infrações, como a falta de para-choque traseiro, a ausência das faixas refletivas obrigatórias, além de um para-brisa trincado e quatro pneus em péssimas condições de segurança. O veículo também estava operando com uma descarga livre, sem o tratamento adequado dos gases, o catalisador estava isolado, e o combustível utilizado era inadequado para o tipo de caminhão.
Outro problema constatado foi que o motorista, um homem de 25 anos, não possuía habilitação para conduzir o veículo de carga. Durante a fiscalização, foi descoberto que o motorista dirigia o caminhão há quatro meses sem o devido registro formal de vínculo empregatício, além de o painel do veículo apresentar mensagens de falhas mecânicas graves.
Além das infrações de trânsito, a PRF identificou também a prática de poluição ambiental, devido à emissão irregular de gases poluentes, o que configurava um risco à saúde humana, à fauna e à flora local. Em função das condições precárias do caminhão e da gravidade das infrações, o veículo foi apreendido e permaneceu à disposição do Poder Judiciário de Gurupi para as devidas providências.