MPTO participa de seminário sobre diversidade e acessibilidade no ambiente corporativo em comemoração ao dia internacional da pessoa com deficiência

O evento foi promovido pelo Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) e organizado pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), em parceria com a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Cpai).
Foto: Hodirley Canguçu

Em apoio às iniciativas de inclusão, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) marcou presença no seminário “O poder da diversidade e da acessibilidade no ambiente corporativo”, realizado em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em (3) de dezembro. O evento ocorreu na segunda-feira, 2 de dezembro, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado (TJTO), em Palmas, e teve como objetivo promover a conscientização sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente corporativo e na sociedade em geral.

O promotor Juan Rodrigo Carneiro Aguirre, assessor jurídico da Procuradoria-Geral de Justiça, representou o procurador-geral Luciano César Casaroti no seminário. Aguirre destacou a importância de fortalecer a articulação institucional para garantir a inclusão das pessoas com deficiência. “É fundamental que tomemos atitudes para assegurar o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho e às instituições, de forma ética e responsável”, afirmou.

O evento foi promovido pelo Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) e organizado pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), em parceria com a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Cpai). Durante o seminário, os participantes puderam vivenciar atividades práticas, como o “Café sensorial”, uma dinâmica inclusiva que refletiu sobre experiências cotidianas, como tomar um café, sob a perspectiva de quem possui alguma deficiência.

Na sequência, foi realizada a mesa redonda “Além das barreiras”, que contou com a presença de especialistas como Agnaldo Quintino da Silva, diretor da Associação Nacional dos Surdos Oralizados, e o secretário-geral da Comissão Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/TO, Marques Elex Silva Carvalho. Pedro Henrique Nunes Pereira, servidor efetivo do MPTO, também participou da mesa, compartilhando sua experiência como cadeirante há 11 anos. Ele falou sobre os desafios enfrentados na adaptação à nova realidade e a importância da boa vontade das pessoas em garantir a inclusão. “Mais importante do que a acessibilidade é a atitude das pessoas que nos cercam”, declarou Pedro Pereira, ressaltando que a deficiência assume diversas formas e que é difícil alcançar uma acessibilidade perfeita.

O seminário também trouxe a palestra “Capacitismo e diversidade nos negócios”, ministrada por Marcelo Pires, diretor executivo da empresa Consolidar Diversidade nos Negócios. As atividades do seminário foram coordenadas pelo presidente da Cpai/PJTO, desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, e conduzidas pela servidora Patricia Urcino Idehara e pela técnica Eva Portugal de Sousa.

Com a realização desse evento, o MPTO reforça seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade, destacando a importância de ações contínuas para garantir a igualdade de oportunidades a todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas.

COMPARTILHE:

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Ir para o conteúdo