
A partir do dia 2 de janeiro de 2024, o sistema de bilhetagem do transporte coletivo municipal de Palmas passará a adotar, exclusivamente, o pagamento das passagens por meio da carteirinha de transporte eletrônico. Com essa mudança, o recebimento de dinheiro em espécie nos pontos de venda de bilhetes ou diretamente pelos motoristas estará proibido. A medida foi formalizada através da portaria nº 47/2024, publicada pela Agência de Transporte de Palmas (ATCP) no Diário Oficial do Município (DOM) de sexta-feira, 27 de dezembro.
A decisão visa modernizar e otimizar o sistema de transporte coletivo da cidade, além de proporcionar maior eficiência e praticidade para os usuários. A medida, já implementada em várias outras cidades brasileiras, busca garantir maior controle sobre as transações e proporcionar uma experiência mais ágil aos passageiros.
Conforme a ATCP, as recargas da carteirinha de transporte eletrônico poderão ser realizadas exclusivamente por meios digitais. São três opções para o crédito do saldo:
- Boleto Bancário – disponível para emissão no site oficial da ATCP (sbepalmasatcp.dataprom.com), com pagamento exclusivamente na instituição bancária Banco do Brasil.
- PIX Virtual – para recargas realizadas diretamente pelo site “Meu Busão”, disponível na plataforma da ATCP.
- PIX Instantâneo – disponível diretamente nos pontos de venda credenciados, como terminais de recarga, guichês nas seis estações de ônibus da Capital e estabelecimentos parceiros.
Com essas mudanças, a ATCP espera não apenas otimizar o processo de recarga e pagamento das passagens, mas também aumentar a segurança e a transparência nas operações do sistema de transporte público de Palmas.