
A nova frota do transporte coletivo de Palmas começa a circular na próxima quarta-feira, 7 de maio. Serão 154 ônibus — 140 em operação e 14 reservas — além de 10 vans adaptadas, todos zero-quilômetro, equipados com ar-condicionado, Wi-Fi, tomadas USB e câmeras de segurança.
Para facilitar a transição e a recarga dos novos cartões de transporte, o prefeito Eduardo Siqueira Campos determinou que o uso do transporte será gratuito entre os dias 1º e 11 de maio. A partir do dia 12, a tarifa volta a ser cobrada, com o valor de R$ 4,85.
Frota moderna e acessível
As vans atenderão usuários com dificuldades de locomoção, levando-os diretamente de casa para tratamentos médicos, como fisioterapia. Todos os veículos têm georreferenciamento e partidas programadas a cada 20 minutos.
“O cidadão palmense terá mais conforto, pontualidade e inclusão. Somos a única capital com frota 100% nova no transporte coletivo”, afirmou o prefeito.
Transição e vistoria
Até esta quarta-feira (30), 70 ônibus e algumas vans já haviam chegado a Palmas. O restante da frota está sendo transportado em grupos de até 16 veículos por dia, conforme exigência do DNIT, e passam por vistoria antes de entrar em operação.
Economia e nova concessão
Com a nova operação, a Prefeitura estima uma economia de R$ 19 milhões ao ano, já que não será mais necessário pagar pela locação de ônibus, manutenção, combustível ou garagem.
A contratação da empresa Sancetur foi feita por meio de processo emergencial, enquanto a licitação definitiva aguarda análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Segundo o presidente da ATCP, Walace Pimentel, a medida foi legal, necessária e proporcional à urgência da situação.
Por: Warley Costa | Portal Imediato.