
Com a realização da campanha anual de vacinação antirrábica em Palmas e o Dia D marcado para o próximo sábado (26), tutores de cães e gatos devem ficar atentos aos cuidados necessários para levar seus animais com segurança aos pontos de imunização. Além do transporte adequado, é importante observar as condições de saúde do pet e levar os documentos solicitados para garantir um atendimento.
O médico veterinário da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) Leandro Chaves, explica que, para evitar acidentes e garantir o bem-estar de todos, os cães devem ser levados com coleira, guia e, se necessário, focinheira – especialmente no caso de animais de grande porte ou com reações agressivas ou ansiosas. “Já os gatos, por serem mais sensíveis e propensos ao estresse, devem ser transportados exclusivamente em caixas de transporte, que proporcionam maior segurança e conforto durante o trajeto”, orienta.
Documentos
Embora a vacinação seja gratuita, é recomendado que o tutor leve o cartão de vacina do animal, caso possua, para que o comprovante entregue no momento da aplicação possa ser anexado ao documento. Caso o tutor não disponha do cartão de vacina, isso não impedirá a vacinação. Também é aconselhável portar um documento pessoal do responsável pelo pet.
Condições do animal para a vacinação
A vacinação é indicada para cães e gatos saudáveis, a partir dos três meses de idade. Cães e gatos que apresentem sinais clínicos de doenças, estejam em tratamento ou tenham passado recentemente por cirurgias devem aguardar a recuperação antes de receber a dose. A imunização nesses casos pode não ser eficiente.
A vacina antirrábica é a forma mais eficaz de proteger os animais e os seres humanos contra a raiva, uma doença grave, com alta taxa de letalidade, e deve ser realizada uma vez por ano para garantir a proteção.
Por: Warley Costa | Portal Imediato.