
Por: Gabriel Santos / Portal Imediato.
A Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Palmas firmaram, nesta terça-feira, 4, uma parceria para a emissão de carteiras de identidade funcional para os agentes de trânsito da capital. O encontro contou com a presença do secretário da SSP/TO, Bruno Azevedo, e de representantes da Prefeitura de Palmas, incluindo o secretário de Mobilidade Urbana, Francisco Seixas, e o secretário da Casa Civil, Rolf Costa Vidal.
Durante a reunião, foi assinado um Acordo de Cooperação que estabelece a confecção de até 81 carteiras para os agentes de trânsito que desempenham funções de fiscalização e têm atribuições de poder de polícia ou atividades correlatas. As carteiras serão produzidas pela Diretoria de Papiloscopia, ligada à Superintendência de Polícia Científica da SSP/TO, e seguirão os padrões de segurança exigidos nacionalmente.

O novo documento visa garantir o reconhecimento oficial dos servidores e reforçar a segurança no exercício de suas funções. De acordo com o secretário Bruno Azevedo, a parceria fortalece a transparência e a credibilidade dos serviços públicos. “A identidade funcional contribui para a prevenção de fraudes, assegura os direitos dos profissionais e reforça a confiança da população nos serviços prestados”, afirmou.
O secretário de Mobilidade Urbana de Palmas, Francisco Seixas, destacou a importância da colaboração entre as forças de segurança estadual e municipal. “Essa parceria vai aproximar ainda mais a segurança das pessoas, não apenas criando uma sensação de segurança, mas também promovendo ações mais eficazes no combate aos crimes. A população será beneficiada com o fortalecimento da segurança”, disse.
O delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, também comentou sobre os avanços que a parceria traz. “Esta foi uma das melhores reuniões que já participei. A cooperação entre diferentes órgãos de segurança pública é fundamental para um resultado mais eficaz”, ressaltou.
Além dos secretários, participaram da reunião o delegado Afonso Lyra, da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), o delegado Rodrigo Ferraz, diretor de Polícia da Capital, e o comandante da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Gilmar Fernandes Cunha, junto com membros da GMP e representantes da Agência de Trânsito e Transporte.